Leituras

Organização

Cotidiano

Por que ter um blog em 2021?

Por que ter um blog em 2021?

Agosto é o mês do blog e durante todo esse mês gostaria de trazer postagens sobre o tema e compartilhar com vocês um pouco das minhas experiências nesses anos como blogueira. E para começar, na postagem de hoje vou escrever um pouco sobre “Por que ter um blog em 2021?”

Muito se questiona se realmente vale a pena manter um blog em tempos cuja informação é tão rápida e a mídia visual está mais em evidência. Contudo, a palavra escrita ainda é muito valiosa e os blogs ainda possuem um espaço especial nesse grande mundo virtual.

Será que ainda há espaços para o blog escrito?

Há quem diga que não. Mas a verdade é que existe espaço sim. A palavra escrita tem o seu valor e isso é incontestável. Contudo, é fato que a mídia visual hoje tem mais evidência e traz um retorno maior, seja em audiência, seja em retorno financeiro.

Ao contrário de 10/15 anos atrás, manter um espaço puramente por uma troca de experiências nem sempre é sustentável. A nossa vida offline em muitos momentos nos exige mais do que podemos oferecer, e com isso, essas pequenas atividades acabam sendo dragadas.

Mas depois de 1 ano e meio de pandemia percebi que essas pequenas atividades podem salvar a nossa mente. Independente do seu propósito, seja ele algo mais voltado para o trabalho ou puramente lazer, criar um blog, escrever, compartilhar pode se tornar uma atividade muito terapêutica.

Mas então… Por que ter um blog em 2021?

Por que ter um blog em 2021?

Primeiro: Para compartilhar a vida.

Mas não já fazemos isso com as redes sociais de uma forma ou de outra? Sim fazemos, mas nada se compara a uma postagem escrita e divertida sobre algo. Nem precisamos ser rebuscados e com um estilo de escrita muito formal. Algumas postagens são tão interessantes que mais parece que estamos ouvindo algum caso contado por um amigo.

Essa troca de momentos e histórias é único por aqui. Conseguimos ter algo semelhante em um vlog gravado para o youtube, mas todos nós sabemos que isso nasceu aqui, com os blogs pessoais e com a nossa forma única de compartilhar a vida.

Segundo: Ensinar

Esses tempos tenho amado consumir conteúdos mais voltados a educação. E ensinar por meio da palavra escrita, pelo menos para mim, é uma de minhas formas favoritas de estudo. Existem ainda bons blogs dedicados a ensinar. E acredito, que esse é um dos motivos para que os blogs ainda permaneçam como uma ótima fonte de informação e aprendizado.

Terceiro: Se você pode ensinar, obviamente você também pode aprender novas habilidades.

Aprender coisas novas, eu diria, é indispensável para quem quer fazer qualquer coisa nessa vida. E com o blog não seria diferente.  Falando sinceramente, ter um blogo foi um dos motivos que me impulsionaram a desenvolver inúmeras habilidades. Seja melhorar a minha escrita, ou aprender a tirar fotos melhores, fazer boas edições, procurar por coisas novas.

Em resumo, ter um blog me ajudou em inúmeros aspectos da minha vida que nem estava relacionado com o blog em si. Não foi um mero passa tempo. Ele me ensina e me instiga a sempre buscar conhecimento.

Quarto: O blog pode se tornar o seu trabalho.

Há alguns anos ninguém imaginava que seria possível ganhar dinheiro com a internet. Mas caqui estamos, em um mudo cada vez mais digital. Olhando para esse cenário é possível imaginar sim, mesmo hoje, que o blog pode se tornar a sua fonte de renda e trabalho.

Temos a tendencia de imaginar que apenas Youtbubers, Tiktokers, ou pessoas que trabalham com Instagram é que conseguem crescer e de fator transformar essas atividades em trabalho. Mas não subestime um bom blog com bons conteúdos. Isso pode sim se tornar um trabalho e abrir postar para você.

Quinto: Ainda tem muita gente incrível escrevendo em blogs, e você pode ser uma delas.

A parte mais legal de blogas, juntamente com o ato de compartilhar, é conhecer novas pessoas. Criar laços. Nos anos dourados dos blogs isso poderia parecer ser algo mais fácil, mas hoje isso ainda é possível sim.

Ainda tem muita gente incrível tendo blogs, escrevendo, e compartilhando a vida e conhecimento com os outros. E quanto mais pessoas se juntarem ao grupo, uma rede incrível pode se formar novamente, tão bela e grande quanto antes.

Sexto: Você só vai saber se começar, ou quem sabe recomeçar.

Eu já recomecei inúmeras vezes por aqui. Não conseguia simplesmente ficar longe. Ficar sem ter esse espaço, um lugar em que pudesse escrever, compartilhar o pouco que sei. Pode parecer bobagem, mas essa atividade é um refúgio maravilhoso nos dias mais complicados.

Nem sempre conseguimos nos expressar como gostaríamos, e a palavra escrita, um lugar só seu, fazem toda a diferença.

Então, você só de fato vai saber se realmente começar. Sem cobranças, ou excessos. Só comece. E as boas consequências desse iniciar vão se mostrando.

E por onde começar?

Apenas comece. Qualquer pessoa pode ter um blog. Blogspot está aí há anos, sem exigir um único centavo. Muitas vezes nos enganamos achando que só conseguiremos começar algo quando tivermos todo o necessário, mas não, isso não é preciso.

Apenas comece. Da forma que lhe é possível, só comece. E se você por acaso já tem, mas deixou seu espaço abandonado, ou quem sabe esquecido, não fique triste. Não precisa criar uma pauta ou um calendário de conteúdo.  Simplesmente abra e comece se esse for o seu desejo. Escreva algo. Volte conforme é possível. Mas comece.

Por que ter um blog em 2021?

Por que ter um blog em 2021?

Por esses motivos e muitos outros. Cada um tem sua razão particular para ter um blog. Cada um pode ter uma resposta para “Por que ter um blog em 2021?”. E essa é a grande mágica na verdade.

Acredito de verdade que essa atividade nunca vai morrer. Assim como todas as coisas ela se transforma e cria novas roupagens, mas nunca de fato morre. E a prova disso é o fato de termos tantas outras coisas, e a palavra escrita ainda ser algo especial.

Forte abraço,

Imagens na postagem: Sincerely Media; Giulia Bertelli
Minha trajetória como blogueira

Minha trajetória como blogueira

ler artigo
Por onde começar a blogar em 2021?

Por onde começar a blogar em 2021?

ler artigo
Grandes mudanças começam pela organização do quarto.

Grandes mudanças começam pela organização do quarto.

ler artigo
Dos desafios da Criação de Conteúdo

Dos desafios da Criação de Conteúdo

ler artigo

Comente este post!

  • Váh

    Ameeeei esse post ♥ só quem tem um blog sabe o quão essa experiência é legal! O que eu mais gosto nesse mundo é poder compartilhar as coisas que eu gosto, desde fotos a opiniões e saber que tem muita gente que se identifica, além claro de já ter tido a chance de fazer amizades incríveis por aqui. Adorei esse banner no final, vou compartilhar! Ah, te indiquei numa TAG lá no blog, se quiser responder! 😉

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    responder
  • Tay Ribeiro

    Amei o post. Eu sempre digo para todo mundo: faça um blog. As outras redes sociais são bacanas, mas um blog dá muito mais estabilidade e segurança para quem quer criar na internet, afinal, o espaço é seu e você não vai acordar um dia sabendo que alguém sumiu com seu conteúdo.
    O blog dá uma total liberdade e dá para pessoas tímidas encontrarem sua voz (meu caso).
    beijos

    responder
  • Vanessa

    Oi Amanda, tudo bem?
    Amei seu post sobre porque ter um blog em 2021. É muito importante ter um blo0g para colocar nossas ideias no papel, nesse caso numa telinha e dessa forma conhecemos e conseguimos ver nossa evolução e mudanças em diversas áreas da vida.

    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    responder
  • Jaque

    Tô adorando suas postagens sobre conteúdo. Eu adoro blogs, ainda é minha plataforma favorita e eu sigo acompanhando os que sobreviveram hahah
    Eu também aprendi tanta coisa tendo um blog, fotos, edição, design… Fora as amizades que surgem <3
    xx Jaque

    responder
  • Bárbara Cavalcante

    Sim Ava, tem MUITA GENTE INCRÍVEL escrevendo blogs lindos e já fiz amigos maravilhosos na blogsfera. Aprendi e aprendo demais, hoje minhas redes são meu trabalho e tudo começou com meu blog. Ótimo post!

    Bárbara Cavalcante
    http://barbaradoblog.com/

    responder
  • Cinthya Araújo

    É exatamente sobre isso! Eu já tive vários blogs durante a minha vida, e o atual está a dias de completar 1 aninho. Sempre achei esse tipo de mídia único, adoro o formato apesar de gostar também do que faz sucesso hoje em dia também, se diria que sou uma “produtora de conteúdo” com certeza é de um bom e velho blog.

    Beijos

    responder
  • Emerson

    Adorei o post! Realmente ter um blog tem muitas vantagens.
    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder
  • Kelen Vasconcelos

    Oi Amiga,
    Concordo com vc! Bloggar é incrível! Já tenho o meu há tantos anos e nunca pensei em parar. Amo escrever e me expressar por palavras. Palavras são incríveis ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    responder
  • Dai Castro

    Concordo com tudo o que você falou Ava ♥
    A gente pode encontrar inúmeros motivos para continuar mantendo um blog no ar. Hoje o que mais vemos são conteúdos instantâneos e muitas vezes, descartáveis. Mas, pra quem quer registrar algo de maneira mais duradoura, ter um espaço personalizado com a nossa carinha, um blog é sempre uma ótima opção! Beijos

    responder
  • Jaqueline

    “Ainda tem muita gente incrível escrevendo em blogs” ahhhh, é tão lindo e reconfortante ler isso! Eu no momento estou desanimada, sabe, mas pretendo voltar com tudo. Tenho tantas ideias e coisas pra compartilhar. Queria que o boom dos blogs voltasse novamente, mas eu sei que quem ainda escreve, faz porque ama ♥ Eu aprendi MUITA coisa tendo um blog ♥

    http://www.blogflorescer.com

    responder
  • Kinga

    Good reasons❤

    responder
  • Vera Paiva

    Fico tão feliz quando encontro novos blogs, com bom conteúdo e que ainda incentiva a blogagem. Até me animou a voltar compartilhar também. 

    responder
  • Bela

    Acho que nunca cansarei de ter blog e de ler o blog de outras pessoas, independente de quais redes sociais aparecam e renovem-se.
    Comecei em 2004 e estamos aí, firme e forte.
    E eu sempre preferi slowblogging, estilo diário e sem pressão. Sei que dessa forma não se gera lucro mas fazer o que, é disso que gosto e que me acalma a alma.
    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a FeraBookinstagram Instagram pessoal

    responder
  • Daniella

    Eu retornei ao blog hoje. \o/ e me sinto tão acolhida por esse post seu. Estava me questionado se valeria a pena ou não retorna. E mesmo usando o Instagram, ele não me satisfazia em escrever textos grandes porque ninguém ler. Aí pensei, porque não escrever novamente no blog?
    Vim com receio, com medo de não ter que me leia. Com medo de está perdendo tempo, com receio de blog já ser uma coisa ultrapassada e justamente hoje me deparei com seu texto e está aqui as respostas para todas as minhas dúvidas.
    Voltei e estou amando. Amei conhecer seu blog e já me sinto bem inspirada. Obrigada por essa beleza de post.
    Beijos

    responder