Apenas Ava
Embed HTML not available.
Embed HTML not available.
Livros

Comece pelo PORQUÊ

Comece pelo PORQUÊ foi uma leitura que iniciei em dezembro passado. Conheci o livro pelo canal da Pat Machadu e fiquei muito curiosa com relação ao livro. Só pelo título é possível ter um vislumbre geral do que trata o livro, e como 2021 está sendo um ano em que quero tentar coisas novas, então resolvi iniciar a leitura. E não me arrependi.

Do que trata o livro:

Comece pelo PORQUÊ traz essencialmente exemplo de pessoas que tinham seus Porquês muito bem definidos. Mesmo sendo um livro que de certa forma tem como foco empreendedores e empresários, pois há inúmeros exemplos de sucesso descritos no livro, facilmente podemos adaptar para a nossa vida.

Nossos objetivos, nossas crenças devem ter um Porquê bem claro. Quase como um significado por trás de cada ação. E isso foi uma das coisas que mais me chamaram a atenção. Mas ao mesmo tempo, determinar esse porquê nem sempre é a tarefa mais simples.

Quando parei pra pensar no que eu queria realizar este ano, mesmo sendo em grande parte pequenos passos, comecei a refletir sobre o Porquê por trás de cada um deles. Por que eu queria fazer determinada coisa? Por que queria adquirir determinado objeto? Pode até parecer cansativo pensar sempre no Porquê que está por trás, mas a verdade é que ter essa clareza faz tudo ser bem mais fácil.

De minha parte ainda tenho algumas perguntas sem respostas. O livro em determinada parte diz que muitas vezes dizemos o QUE fazemos, ou COMO fazemos algo, mas muitas empresas, e aqui substituo por pessoas, não dizem POR QUE o fazem.

Tudo o que você diz e faz tem que provar aquilo em que acredita. Um PORQUÊ é apenas uma crença. Os COMOs são ações que você empreende para realizar essa crença. E os O QUES são o resultado dessas ações – tudo o que você diz e faz.

Indo para um ponto mais intimista, delimitar os O QUES, os COMOS é sempre tão mais simples do que simplesmente delimitar os PORQUÊS. Contudo, esse livro me faz parar para refletir sobre isso, e mudou completamente a forma como delimitei as minhas metas este ano.

Janeiro costuma ser esse mês de reflexão sobre o que você vai fazer e o que quer realizar. Mas talvez antes de qualquer projeto, deveríamos pensar com carinho e começar pelo Por Que. Falei muito por cima sobre isso na postagem de planejamento de 2021.

Eu recomendo a leitura. Confesso que não foi uma leitura rápida, digamos que foi algo mais degustativo, por assim dizer. Mas os exemplos me inspiraram bastante. Como eu disse, a grande maioria dos exemplos são de grandes empresários que de certa forma fizeram a diferença no seu ramo. Para um empreendedor esse livro, em minha opinião, seria quase que obrigatório, mas, ler sobre os Porquês de tantas pessoas que realizaram grandes coisas, me inspirou também realizar minhas pequenas realizações.

Postagens Relacionadas...

24 Comments

  • Reply
    Ana Beatriz Quinto
    19/01/2021 at 7:57 pm

    Adorei a ideia do livro. Nesse Janeiro também estou colocando mais coisas no papel, me planejando pra 2021 e esperando, com mais esperança, que esse ano seja melhor que o passado. Eu também acredito muito nas perguntas do “porquê”. Qual é o motivo pra conseguir o que desejamos, como vamos chegar lá, qual é a ética que esperamos disso. É muito importante lembrar porque começamos!

  • Reply
    Tay Ribeiro
    20/01/2021 at 9:51 am

    Amei a resenha, não conhecia esse livro, mas super leria para diversificar as leituras.
    beijos

  • Reply
    Vanessa
    20/01/2021 at 9:58 am

    Amanda esse livro ja estava na minha lista de leitura, é algo que amo, questionamentos internos e saber onde podemos evoluir e como, esse livro dá dicas e nos faz refletir demais. Amei a sua sugestão de leitura.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

  • Reply
    Leslie
    20/01/2021 at 5:31 pm

    Prevejo que esse é o tipo de livro que eu leria e ao mesmo tempo anotaria tudo o que acredito ser de destaque para análise posterior.
    Gostei bastante da premissa do livro e creio que se encaixaria na faculdade que pretendo fazer esse ano, marketing.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  • Reply
    Leslie
    20/01/2021 at 5:32 pm

    Prevejo que esse é o tipo de livro que eu leria e ao mesmo tempo anotaria tudo o que acredito ser de destaque para análise posterior.
    Gostei bastante da premissa do livro e creio que se encaixaria na faculdade que pretendo fazer esse ano, marketing.
    Beijo!

  • Reply
    Radi
    20/01/2021 at 7:34 pm

    Ohh this is so good and right on point. Would love to read this book!

    http://www.fashionradi.com

  • Reply
    Ana Castilho
    21/01/2021 at 3:14 pm

    Parece ser muito interessante 🙂
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

  • Reply
    Ray Cunha
    21/01/2021 at 4:40 pm

    Olá,
    Ainda não conhecia esse livro mas achei interessante, mesmo fugindo bastante do meu estilo de leitura. Acho que é daqueles livros que nos ajuda a nos entender melhor.

    Beijo!
    http://www.amorpelaspaginas.com

  • Reply
    Emerson
    21/01/2021 at 7:03 pm

    Recentemente conheci esse livro por meio de uma resenha e de um vídeo e agora você falou dele. Achei a temática super importante e que nos ajuda nas mais diferentes áreas.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Reply
    Claudia Hi
    22/01/2021 at 10:34 am

    Nossa ler esse livro em Janeiro é perfeito! Ainda mais com tanta negatividade que anda acontecendo no mundo… esse livro é maravilhoso! Fora que o Simon faz uns discursos muito inspiradores. A energia que ele coloca nas palavras é surreal.

    Ah Ava, vi que você tem o kindle. Você assina aquele unlimited? Acha que vale a pena?

    Bom final de semanaaa ♥

  • Reply
    Kaila Garcia
    22/01/2021 at 3:06 pm

    Uau, não conhecia esse livro, mas achei a abordagem incrível. Doida para conhecer a história! <3

    https://www.kailagarcia.com

  • Reply
    Carol Daixum
    22/01/2021 at 6:19 pm

    Eu acho que eu vi esse livro lá no seu Insta. Nunca tinha pensado nisso a fundo, Ava. E não é que faz todo sentido? E eu adoro essas leituras meio que empreendedoras, mas que dá para adaptar para vários setores da vida. Sempre me inspiram também! E espero que em 2021, as suas pequenas realizações sejam, principalmente, gratificantes. ♥ Dica anotada! Acho que vai me inspirar também. ^^

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

  • Reply
    Paloma
    23/01/2021 at 6:52 am

    Oiee Ava! Eu amei essa dica de livro. Gosto de obras voltadas para o empresarial. Como você disse, é possivel adaptar para a vida pessoal.
    Eu estou indo com calma nesse começo de 2021, mas sem parar. Já defini algumas metas. Acho realmente importante traçar objetivos de como realizar os projetos.

    Que 2021 seja de muita luz! Cheio de saúde e sucesso para você e sua família.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

  • Reply
    Kinga
    23/01/2021 at 11:59 am

    I want to read it ❤

  • Reply
    Natália Oliveira
    24/01/2021 at 2:01 am

    Você disse que nem sempre determinar os porquês é a parte mais fácil, mas eu ouso dizer que é a parte mais difícil. Fiz o exercício aqui de pensar nas minhas metas e não consegui chegar em justificativas claras para o estabelecimento de uma boa parte delas. A maioria das coisas acaba em um “porque eu quero”, mas tenho certeza que se eu dedicar um tempinho a mais nessa reflexão ela vai me levar para caminhos bem mais complexos. É uma boa forma de se pensar porque tenho a impressão de que muitos dos nossos desejos são determinados por tendências… As vezes a gente quer uma coisa, mas são sabe se aquilo realmente se encaixa na nossa vida ou se vai ser útil. Pensar os porquês é uma boa forma de estabelecer prioridades e dedicar a nossa força para as coisas que realmente importam para nós.

  • Reply
    Alessandra Salvia
    24/01/2021 at 9:10 am

    Oi Ava,
    Eu não tenho muita vontade de ler ‘não-ficção’, sempre desanimo.
    Prefiro uma boa ficção, com começo, meio e fim, sabe? Personagens que me fazem identificar características parecidas com as minhas e que assim, me inspiram.
    Mas é uma ótima dica para quem gosta da proposta da obra!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

  • Reply
    maggie
    24/01/2021 at 9:26 am

    fiquei curiosa com o livro
    http://retromaggie.blogspot.com/

  • Reply
    Chris Ferreira
    24/01/2021 at 8:04 pm

    OI Ava, eu também tenho muitas perguntas sem resposta e também tenho algumas ações sem perguntas. Pelo visto o livro será uma boa leitura para mim.
    beijos
    Chris

    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

  • Reply
    Pâmela
    24/01/2021 at 9:42 pm

    Oie Amandinha!

    É uma boa dica!
    Eu estou pensando agora nesse porque, por que eu quero aprender tal lingua?
    Mas é algo que a gete vai buscando dentro da gente, né? Acho que o livro ajudaria a dar essa luz sim, que legal!!!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

  • Reply
    Teresa Silva
    25/01/2021 at 6:03 pm

    Parece ser uma leitura interessante!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

  • Reply
    bruna
    26/01/2021 at 12:16 am

    Adorei a indicação, janeiro é realmente um mês para colocar as coisas em ordem e pensar sobre o nosso futuro, acho que essa leitura combinou bem!
    Beijos, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

  • Reply
    Váh
    26/01/2021 at 10:57 am

    Legal e interessante isso dos porquês, de nos questionarmos do porque queremos tal coisa…
    É interessante e também acho meio complexo, assim como você disse, é possível que muitos dos porquês fiquem sem respostas de imediato hahaha!
    Mas é muito legal ler algo inspirador, que bom que esse livro de inspirou de alguma maneira.
    Adorei a dica 🙂

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

  • Reply
    Renata Custódio
    26/01/2021 at 3:31 pm

    Adorei a resenha, parece ser um livro que te faz parar e questionar um pouco as suas ações. Adorei por trazer exemplos de empresários, já estrou na minha listinha.

    Beijinhos
    Renata

  • Reply
    Juliana Ferreira
    26/01/2021 at 7:55 pm

    Achei super interessante essa resenha, diferente esse livro, fiquei curiosa

    beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

Leave a Reply