Menu
Escrevendo

Sobre expectativas…

Expectativa é algo realmente engraçado. Desde as menores até as maiores, de certa forma nos fazem querer cumprir algo, ou pelo menos nos deixam na expectativa do cumprimento de determinada coisa. Esse fim de semana, por exemplo, estava em casa com planos de fazer algumas coisas específicas: Organizar meu setup, organizar alguns materiais, e no domingo, fazer um simulado para uma prova que estou estudando. O mais engraçado é que antes mesmo do dia começar propriamente, meus planos foram por água a baixo.

Cerca de três horas da madrugada ficamos sem energia na minha casa e o que parecia ser algo simples se mostrou um pouco complexo, resultando em um dia inteiro sem luz. Com isso, todos os meus planos de estudos e trabalho simplesmente não aconteceram. Ou seja, aquela bendita expectativa e a vontade de cumprir o cronograma acabaram me deixando um pouco frustrada.

Às vezes me pego refletindo um pouco sobre esse traço de minha personalidade. Que em outros momentos foi até mesmo mais acentuado, contudo, depois de tantas situações em que me peguei tendo decepções, umas menores e outras bem doloridas, percebi que de uma forma geral alimentar expectativas não é algo que me faz bem, por isso tenho trabalho no aspecto de não alimentá-las.

Mas por outro lado, colocar esse exercício em prática é de certa forma difícil. Nem sempre conseguimos simplesmente deixar de ter ou alimentar as expectativas. Quando menos percebemos, já estamos lá, criando e alimentando nossas expectativas por algo, sem medo nenhum da decepção. Apesar de que, verdade seja dita, algumas vezes acontece o milagre de nos surpreendermos e as expectativas serem excedidas, ou simplesmente serem atendidas.

Confesso que nesse início de ano alimentei algumas expectativas, especialmente para algumas coisas que queria muito ter criado uma rotina para colocá-las em prática, o que não deu muito certo, mas paciência. Coloco uma música gostosa pra escrever, como nesse momento, e simplesmente aproveito cada dia. O ano só está começando, não é mesmo? Pra quê ficar pilhada logo no início. E apesar de todas as piadas quanto a eternidade desse mês, esse ano ele foi o oposto de tudo que já estava costumada, passando até mesmo bem rápido. Mais uma expectativa que no resultado final, foi bem diferente.

Abraços,

 

Sobre quem escreve

Amanda Valéria de Almeida, ou Apenas AVA é uma garota que gosta de ficar aos fins de semana em casa, rodeada por doces e um pouco de calmaria. Gosta de musicas lentas e que acalmam a alma, mas de vez em quando aprecia o ritmo acelerado das músicas agitadas. Tem a cachorra mais louca do mundo, e a família perfeita pra ela. Resumindo, uma garota comum, como qualquer outra...

9 Comments

  • Wanessa de Almeida
    29/01/2020 at 6:57 pm

    me pego ás vezes criando expectativas demais em coisas que no fundo sei que não acontecerão.
    Refleti que não quero pensar tanto em expectativas, pq no fundo nos frustamos demais né? Sempre que eu penso, eu mudo o pensamento na hora, pois acaba aumentando minha ansiedade.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    Reply
  • yonosoymillenium
    30/01/2020 at 6:25 am

    Good post, I loved it, it’s great.
    I loved your post, I did not know your blog, do you want to follow us? You already tell me. Cheers

    Reply
  • Fernanda
    30/01/2020 at 8:15 am

    Te entendo perfeitamente Ava.. nós seres humanos criamos muitas expectativas e idealizamos que será de uma forma tal coisa e que quando acontece ou mesmo passa você fica pensando: “nossa, esperei tanto, pra isso?” e fora ansiedade que criamos..

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    Reply
  • Kaila Garcia
    30/01/2020 at 12:47 pm

    Expectativa é bom até certo ponto, porque ela nos motiva a viver. Mas, temos que prestar atenção, pois podemos nos decepcionar muito!

    https://www.kailagarcia.com

    Reply
  • Jaqueline
    30/01/2020 at 11:23 pm

    Acho que a pressão por um dia produtivo gera esse tipo de coisa. Eu planejo meu dia, mas estou tentando ficar mais desencanada pra não me decepcionar.
    Ps; Achei lindo a colega acima dizendo: “Expectativa é bom até certo ponto, porque ela nos motiva a viver.” ♥ Concordo
    http://www.blogflorescer.com

    Reply
  • Priih
    31/01/2020 at 12:17 am

    Oi Ava, tudo bem?
    Acho impossível nunca criar expectativas porque a gente sempre mentaliza nossos objetivos.
    Porém, acho super importante que a gente entenda que não tem controle de tudo, e que as coisas podem sair diferentes.
    Na minha visão, isso ajuda muito a encarar os desvios com mais leveza. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    Reply
  • Claudia Hi
    31/01/2020 at 3:42 pm

    Não sei se já falei essa frase em outro comentário, mas acho que vale a pena repetir. Vi no pinterest uma frase falando que viver não é esperar a chuva passar, mas aprender a dançar embaixo dela.

    É claro que não é fácil, a gente se frustra pelos nossos planos não darem certo. Mas às vezes é até melhor assim. Só depende da gente conseguir enxergar as coisas por esse lado.

    Bom começo de Fevereiro pra você ♥

    Reply
  • Kelen Vasconcelos
    31/01/2020 at 4:04 pm

    Oi amiga,
    Realmente este mês de janeiro foi o mais longo da minha vida rsrsrs Mas isso foi ótimo, me permitiu fazer várias coisas também.
    Frustração é muito difícil de lidar, também estou tentando lidar com as minhas, mas como vc disse um dia de cada vez ^^
    Ps.: Pareceu conversa de grupo de apoio contra o vício de alguma coisa kkkkkkkk
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    Reply
  • Rodrigo
    02/02/2020 at 11:38 am

    Oi Ava!
    Não luta contra suas expectativas, viva mais o presente. Se as expectativas estão sendo excessivas em sua vida é porque você está vivendo muito no futuro e nas coisas que não aconteceram (e talvez nunca aconteçam) e deixando de lado coisas que estão acontecendo neste exato momento. Se assim ocorre, a ansiedade anda de mãos dadas com você, e entrar numa briga contra o que você sente pode não ser o melhor caminho. Por isso, procure viver mais e focar no que estão fazendo em cada momento e se permitir a lidar com os resultados quando eles acontecerem de fato.
    Na verdade, esse é um dos grandes segredos da felicidade, viver o hoje. Para nós que somos formatados para não errarmos e somos julgados a todo momento pelos nossos resultados isso não é fácil, mas é totalmente possível. Comece como um exercício de perceber mais o que acontece no momento presente e aproveite aquilo que está fazendo no hoje. Se as coisas que você faz no hoje não estão lhe trazendo bem-estar e você espera esse bem-estar com as coisas do futuro, então isso pode ser um sinal que você não está num caminho que te faz feliz. Esse tipo de coisa você começa a perceber a medida que vive mais o presente.
    Um excelente ano de 2020 para você, com menos expectativa e com mais imersão e bem-estar em tudo que for fazendo 🙂

    Reply

Leave a Reply