Leituras

Organização

Cotidiano

Por onde começar a blogar em 2021?

Por onde começar a blogar em 2021?

Sabendo que a atividade de escrever em blogs continua mais viva do que nunca, uma pergunta simples é: Por onde começar a blogar em 2021? Quando comecei a blogar lá em 2007 as opções eram das mais variadas, e hoje não é diferente. Ainda temos ótimas opções para começar o nosso espaço na web, e na postagem de hoje gostaria de compartilhar com vocês algumas delas.

Por onde começar a blogar?

Primeiro simplesmente queira! Tem algo para compartilhar, ensinar, ou algum dos motivos expostos na última postagem (Por que ter um blog em 2021?), então coloque no papel os porquês e os pra quês, e mão na massa.  

Não precisa ser algo muito sério. Pode ser mesmo até coisas simples como compartilhar o que você lê, assiste, sua vida, mas  eu te garanto que colocar no papel a razão para iniciar o blog faz toda a diferença. Torna o ato mais real e oficial, não sei explicar bem o porquê, simplesmente é assim.

Defina uma plataforma de postagem.

Blogspot

Blogspot é uma plataforma gratuita administrada pelo google. Muita coisa aconteceu nos últimos 10 anos, o blogger deixou de existir, o blogspot, mesmo sendo gratuito começou a ter inúmeras funcionalidades, e a quantidade de blogs que hoje são hospedados no blogspot é enorme.

Se você não tem ou não quer investir em um domínio e hospedagem, o blogspot é uma ótima forma de começar. Existem desenvolvedores incríveis de templates para blogspot que vão permitir que o seu espaço tenha aquele aspecto bem sofisticado e bem da forma que você desejou e por um valor bem acessível.

Outro benefício é a possibilidade de ter o seu próprio domínio mantendo a plataforma blogspot como ferramenta para administrar suas postagens

Dica de sites para comprar templates para blogspot:

WordPress.com

O WordPress.com, ao contrário do wordpress.org, é uma plataforma de postagem semelhante ao blogspot. A versão gratuita permite que o usuário tenha algumas funcionalidades e acessos a plugins, mas nada muito editável.

Mas caso você queira funcionalidades a mais, a plataforma wordpress.com também possui versões pagas que liberam outras funcionalidades e podem atender a diversos públicos, desde quem tem interesse em ter um blog apenas pessoal até freelancers e empresas. Os valores são variados e acessíveis conforme a sua necessidade. 

Domínio + hospedagem + wordpress.org

Essa talvez seja a forma mais complexa para se ter um blog, contudo as possibilidades são infinitas. Depois que eu adquiri um domínio pela primeira vez e utilizei o WordPress.org como método de postagem não consigo mais utilizar outra forma.

É claro que esta acaba sendo uma forma com custo contínuo, pois todos os meses temos de pagar a hospedagem; anualmente pagamos o domínio, além de que os templates para wordpress.org terem um custo maior, e o investimento para algo mais personalizado também é maior, dado a complexidade do desenvolvimento.

Contudo, por experiência própria digo que vale e muito a pena. Sou extremamente satisfeita e não tenho planos de trocar. Tive de conhecer a plataforma e a forma como seus templates e plugins funcionam. Essa foi uma das inúmeras habilidades que desenvolvi com o blog, mas não me arrependo. Valeu muito a pena.

Dicas de desenvolvedores de templates para wordpress.

Planejamento

Essa é a parte prática. Mesmo para um blog que seja puramente um local para compartilhar a vida é bom ter planejamento. Essa parte é a mais delicada, pois não nego que eu já deixei meu espaço às moscas por alguns dias, às vezes até meses.

O planejamento ajuda não apenas a manter o seu espaço vivo, organizado e atualizado, mas também ajuda a criar um vinculo e compromisso com ele. Confesso que depois que me organizei e comecei a planejar o que realmente vai aparecer aqui no blog, as coisas começaram a fluir melhor.

O compromisso que firmei com o Apenas AVA é um compromisso que firmei comigo mesma. Não é eterno, mas enquanto ele perdurar, desejo me dedicar ao máximo a esse lugar.

Por onde começar a blogar em 2021?

Espero que essa postagem possa te ajudar e quem sabe ser um estimulo ou ponta pé inicial para que você possa iniciar o seu espaço. E apesar de todas as sugestões, a mais importante delas é simplesmente começar.

Comece. Dê vida aos seus projetos, e então você vai perceber o quão gratificante é conseguir realizar algo. quando algo que queremos muito ganha vida, as coisas vão começando a fazer sentido.

Forte abraço.

Minha trajetória como blogueira

Minha trajetória como blogueira

ler artigo
Por que ter um blog em 2021?

Por que ter um blog em 2021?

ler artigo
Grandes mudanças começam pela organização do quarto.

Grandes mudanças começam pela organização do quarto.

ler artigo

Comente este post!

  • Emerson

    Gostei muito das dicas. Definir um propósito para bloggar é fundamental, mesmo que você mude o foco com o decorrer do tempo. No meu caso, o meu blog no início tinha o foco de ser um espelho da minha faculdade de jornalismo, depois ampliei essa ideia e hoje o blog é mais abrangente.

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder
  • gabi ramalho

    mais do que ter um planejamento e propósito, é não se prender em deixar tudo perfeito, se não a gente nunca sai do lugar, né? lembro de quando eu decidi voltar para a ~blogosfera e fiquei meses me planejando, pensando em conteúdos e linhas editoriais, mas tirar as ideias do papel ficava cada dia mais difícil. às vezes, antes feito do que perfeito. meu lema pra muitas coisas haha por isso, concordo contigo: apenas comece. só depois de feito a gente consegue saber o que dá e o que não dá pra fazer.

    responder
  • Jessica

    Adorei o post!
    Muito legal para incentivar novas pessoas a blogarem!
    Eu uso o dominio+hospedagem+wordpress

    http://www.garotadebotas.com.br

    responder
  • Lovely

    These are great tips! This will be super helpful for those planning to start a blog.
    xoxo
    Lovely
    http://www.mynameislovely.com

    responder
  • Cristina

    Muito boa informação. Eu mantenho-me no blogspot desde início. Tenho feitoo tudo sozinha e já nem me imagino a mudar de plantaforma. Só se delegasse, sozinha mantenho-me por aqui, pois já conheço o sistema.
    Beijinhos

    responder
  • Vanessa

    Oi Amanda, você disse tudo nesse post, precisamos apenas começar e com o tempo descobrindo e fazendo os ajustes essenciais para deixar tudo do nosso jeitinho.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    responder
  • luma rosa

    Jurava que tinha comentado sua publicação. Estive aqui antes, mas… não sei o que aconteceu.
    Comecei a blogar apenas para me comunicar com mais pessoas além daquelas do meu convívio e sem pretensão alguma. Estranho pessoas que jogam todas as fichas em um blogue que mal começou e acham que através dele irão conseguir mil e uma coisas. Sinto dizer que esse pretenso blogueiro apressado poderá se decepcionar. Tudo aqui é construção. Do template às palavras, mas principalmente a forma de comunicar-se com os demais blogueiros. Respeito é fundamental, diferentemente das outras redes sociais. Tornar um blogue “profissional”, vai depender se existe um trabalho profissional à parte. O blogue corre paralelamente como uma “vitrine”.
    Estou no blogspot desde quando ainda era pira labs. Acho que era esse nome 🙂
    Beijus,

    responder
  • Leslie Leite

    Oi amiga,
    Tenho meu blog no blogspot desde o seu nascimento, em 2013, nunca pensei em mudar por que acho a plataforma bastante intuitiva e fácil de mexer. Porém, no final do ano passado o blogspot foi atualizado e os códigos de HTML antes tão simples para montar templates e layouts ficou totalmente bugado. Vez ou outra meu blog dá uns “tiutis” por causa do HTML interferindo na atualização do blogspot ¬¬’, mas vida que segue né… ainda dá pra manter o blog por lá.
    E concordo com você, se planejar é essencial, quando comecei a organizar as postagens do blog, ficou bem mais fácil de mantê-lo atualizado.
    Gostei do seu post, achei ele muito necessário pra quem quer começar na blogosfera.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    responder
  • Camila Faria

    Adorei Ava! O importante é blogar, né? Não importa em que plataforma ou qual a motivação. <3 <3 <3

    responder
  • Kelen Vasconcelos

    Oi Amiga,
    Vc tá dando um show com essas postagens sobre blogs deste mês, parabéns ^^
    Amei também as postagens que tem feito lá no IG e esses banners lindos. Suas informações são super necessárias. Vc sempre me ensinou muito sobre o blog e continua me ensinando muito, fico feliz que esteja dividindo seus conhecimentos com mais pessoas ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    responder
  • Renata Carvalho

    Eu uso o Blogspot porque a minha intenção sempre foi fazer postagens pessoais, tipo um hobby mesmo. Não estava nos meus planos profissionalizar e monetizar isso, é por isso que nunca vi necessidade de investir além do que já invisto (pagar o domínio todo ano), e tem me servido muito bem por todo esse tempo.

    Eu AMEI as dicas de sites com templates pra blogspot, era exatamente o que eu estava procurando. Sempre usei templates gratuitos, mas acho que também seria bom investir em um baratinho.

    Desde que voltei a blogar (2020) após alguns anos parada, eu redescobri essa paixão e tô amando demais. Procuro fazer 1 post por semana, assumi esse compromisso pq é o que me deixa mais feliz e atualmente tenho conseguido cumprir! ^^

    Beijos,
    Livro de Memórias

    responder
  • Daniella

    Voltar com blog vai me ajudar a voltar a escrever, que é uma das coisas que eu gosto muito e estava esquecida na minha vida.
    Ter descoberto seu blog hoje foi inspirador. Obrigada por essas postagens lindas. Me motivou muito a continuar postando no meu.
    Beijos.
    https://recolhendopalavras.blogspot.com/

    responder