Leituras

Organização

Cotidiano

Organizando… ou melhor, tentando me organizar.

Organizando… ou melhor, tentando me organizar.

Já faz algum tempo que não paro para reorganizar as coisas. Não sei vocês, mas volta e meia preciso desse processo de análise, para ver se o que estou fazendo está dando certo ou se preciso me reorganizar. Neste momento, depois de algumas mudanças no trabalho estou tentando me organizar, e a postagem de hoje é um pouco sobre esse processo.

Tentando me organizar… de novo.

Às vezes eu tenho a sensação de que estou eternamente tentando encontrar uma rotina que se adapte às minhas necessidades. Mas no fundo o que eu realmente quero é não pirar com a minha falta de organização em alguns momentos.

Hoje o que eu estou tentando fazer é organizar o que é passível de organizar, na esperança de que aos poucos as coisas se encaixem bem na nova rotina em que me encontro. Está dando certo? Bem, só o tempo vai dizer.

Vou compartilhar com vocês algumas ferramentas que estou utilizando para me ajudar nesse processo. O bom e velho planner segue firme e forte, mas também tenho utilizado outras ferramentas para coisas específicas.

Planner

No planner mantenho o que eu preciso fazer no quesito blog e freelas. Anoto lá o que vou ler, escrever e postar, além de conteúdos que preciso elaborar para trabalhos freelancers.

De alguma forma na minha cabeça setorizar as coisas da criação de conteúdo em um único lugar é mais eficiente do que deixar todos os aspectos da minha vida amontoados no mesmo lugar.

Não sei explicar o motivo, mas eu acabo bagunçando algo que deveria me ajudar na organizar, colocando tudo no mesmo lugar.

Agenda do google.

Compromissos pessoas de um modo geral. Consultas, pagamentos de contas. Essas coisas mais práticas do dia prefiro deixar lá, justamente por conta dos alertas. Assim, bem cedo no dia já vejo os compromissos importantes que precisam de atenção naquele dia e não podem ser adiados.

Notion

Template disponibilizado pela twirlingpages

Nessa ferramenta infinita e tão bem estruturada deixo as atividades cuja evolução precise ser monitorada. Tais como: leituras, filmes, séries, estudos, etc…

Ainda tenho apanhado um pouco do Notion, mas quanto mais estudo sobre suas possibilidades, mais encantada eu fico com a ferramenta. Nela também tenho páginas com relação ao blog, instagram e youtube, pois consigo olhar o calendário de qualquer lugar.

Nem sempre carrego o meu planner por aí, e nesse aspecto o Notion se torna uma ótima ferramenta de consulta rápida.

Sobre o porquê de se organizar.

Durante muito tempo fui uma pessoa que basicamente vivia loucamente utilizando a memória como ferramenta de organização e lembrete das atividades.

Pode até ter funcionado por um certo tempo, mas hoje minha memória é um ser inexistente. Não posso confiar mais nela. Por isso, essa tentativa de me organizar se torna tão necessária de tempos em tempos.

Só esse ano eu passei por vários ciclos de organização, e acho que isso é bom de certa forma, mas no geral sinto falta de um método que permaneça por mais tempo.

Nesse momento, espero que a minha atual organização seja eficiente o suficiente para necessitar apenas de alguns ajustes e não de uma reformulação por completo.

Vou continuar compartilhando com vocês, e aceito sugestões. Realmente quero manter essa constância. Tenho total certeza de que não funciono sem o mínimo de organização, e estou tentando me organizar da forma que melhor se encaixe com a minha rotina.

Agosto foi assim…

Agosto foi assim…

ler artigo
Minha trajetória como blogueira

Minha trajetória como blogueira

ler artigo
Julho foi assim

Julho foi assim

ler artigo

Comente este post!

  • Juliana Ferreira

    Adorei esse post, eu uso meu planner e mais um caderno além de conversar comigo mesmo pelo Whats rsrsrs e assim vou me organizando

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    responder
  • Camila Faria

    Oi AVA! Eu também estou constantemente revendo os meus métodos de organização, mudo muita coisa de tempos em tempos. O planner sempre me acompanha, mas tem épocas que uso também um (ou vários) cadernos, anotações e listinhas pela casa etc. O importante é não deixar tudo correr muito solto ~ porque eu tenho uma péssima memória. Hahaha! Um beijo :*

    responder
  • Kinga

    Organization is important ❤

    responder
  • Emerson

    Eu só tenho a minha mente e o celular para minhas atividades de organização.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta! Não deixe de conferir os novos posts.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder
  • Samy

    Verdade Ava, organização é algo totalmente necessário. Eu também me organizo só que colocando em minha rotina de trabalho escrita em um papel fixado na parede. Confesso que as vezes não consigo fazer tudo que tem programado, mas uma hora eu consigo. hehe. bjs
    Blog Lady Samy/Facebook/Instagram/Youtube

    responder
  • Cinthya

    Oi Amanda
    Nossa se tem uma coisa que a gente vai descobrindo com a vida, é a importância de se organizar né!
    Nossa realmente o Planner (da Microsoft), é maravilhoso muito parecido com o Trello gosto de ambos. Agora Notion eu nunca mexi, ótimo saber que apanhou viu hahahahaha.
    Menina me organizo com as notas do celular acredita para mim que está mais acesso mas rápido.
    Amei o post!

    Beijos
    https://cinthyaraujo.com/

    responder
  • Váh

    Admiro quem consegue se organizar assim com planner, agenda etc…
    Eu não tenho paciência pra anotar as coisas e admito que tenho uma boa memória hehehe, então é muito raro esquecer algum afazer que eu tenha, se bem que ultimamente nem afazeres eu tenho kkkkkkkrying https://www.heyimwiththeband.com.br/

    responder
  • Leslie Leite

    Oi amiga,
    Acho que o importante é mesmo encontrar uma maneira de se organizar que consiga suprir suas necessidades e se adapte à sua rotina, eu por exemplo, não consigo setorizar, pra mim tudo tem que estar em apenas um lugar e de preferência de forma manual. E acho certo que de tempos em tempos a gente faça uma auto análise e ajustes nos modos de organização, pois as nossas circunstâncias mudam. De 2017 até esse ano eu usei o método Bullet Journal e ele funcionou perfeitamente pra mim, mas minha rotina mudou e eu ando sem tempo para montar o layout semanal do BuJo, então decidi que a partir do ano que vem vou ter que começar a me adaptar ao Planner.
    Enfim, eu acho que você está indo muito bem nessa busca por organização.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    responder
  • Tati

    Tentei muito entender o Notion, mas ainda não consegui ahaha, gosto de fazer o Bullet Journal do meu jeito peculiar, tem funcionado

    Limonada

    responder
  • Claudia Hi

    Menina eu sou uma negação pra organizar. Eu já tentei ter agenda, já baixei uns apps. Mas o que acabei me acostumando foi o google agenda e um app pra fazer listas e só rs Queria muito usar o notion. Acho muito fofo e chique. Mas eu nem tenho muito o que organizar haha

    responder
  • Cristina

    Eu não funciono mesmo sem me organizar. Como tenho péssima memória, aprendi desde sempre a organizar-me com listas e apontamentos.
    beijinhos
    Coisas de Feltro

    responder
  • Jaqueline

    Botar em prática os planejamentos é tão difícil 🙁 Eu uso mesmo um planner físico e básico de check list, mas fiquei curiosa com esse NOTION ♥

    http://www.blogflorescer.com

    responder
  • luma rosa

    Oi, Ava!
    Tenho agendas no trabalho e minhas coisas particulares uso agenda do telefone. As contas ficam no débito automático. Não gosto de deixar tudo online porque vai que dá uma pane? (rs*) Lido com imprevistos o tempo todo e a minha agenda do trabalho é refeita basicamente todos os dias. Uma doideira!! 😀
    Boa semana!!
    Beijus,

    responder
  • Bela

    Uma coisa que aprendi com meu pai foi: sentar antes de dormir e escrever uma lista de tudo que vem na cabeça, mesmo que não saiba se dará tempo de fazer, já tem a lista pra parar de se preocupar e descansar a noite. Ai com o tempo adaptei e comecei a usar um planejamento de TO DO diario e semanal mas como agora estou em descanso por causa da gravidez, uso o google agenda e já me ajuda a lembrar de tudo.
    Como uma pessoa ansiosa… Escrever o que se tem a fazer é MUITO BOM!
    Adorei o post!
    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a FeraBookinstagram Instagram pessoal

    responder
  • Renata Carvalho

    Organização é uma coisa que eu amo demais porque me ajuda muito e facilita bastante minha vida, mas também não posso dizer que sigo isso em 100% do tempo porque alguns setores da minha vida ainda são uma bagunça.

    Eu comprei uma agendinha simples que só mostra os meses e serviu muito pra mim porque eu só bato o olho e já vejo que dias no mês eu tenho compromissos ou algum trabalho pra entregar.
    Eu também tô curtindo bastante o Notion e aprendendo a mexer nele pra utilizar tudo o que ele tiver pra oferecer. Só é uma pena que ele não é tão intuitivo assim, mas ainda acho que vale a pena.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    responder
  • Vanessa

    Olá
    Eu sou apaixonada por organização e não me vejo sem um caderninho e/ou um planner para me organizar e reorganizar, sempre faço um banço no final e inicio de cada mês para ver se já consegui cumprir as metas que fiz no final do ano e esse ano cumpri todas exceto me mudar, terminar de decorar a casa nova e me mudar, essa meta vai ficar para ano que vem, só quero me mudar depois de está quase tudo em seu lugar até porque estamos bem aqui na casa onde estamos.
    Reorganizar é um processo que leva tempo mas, ao mesmo tempo dá um prazer imensurável, eu amo e sempre faço esse balanço para ver como posso mudar ou melhorar o que já está fluindo bem, mas é normal as vezes dá um “pani no sistema rsrsr” e mudamos a rota para pegar um novo caminho ou encontrar o caminho de volta.
    Amei e desculpa o textão aqui no comentário mas, amei demais seu post.
    beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    responder