Leituras

Organização

Cotidiano

Minha experiência com a Black Friday

Minha experiência com a Black Friday

Novembro o mês mal começa e já somos bombardeados com promoções, ofertas relâmpagos, e cartazes de “Black Friday”. Para os consumistas de plantão esse é um momento de tentação, mas hoje gostaria de contar a minha experiência com a Black Friday, e também conversar um pouco a respeito desse frisson consumista que nos abate nesse mês.

Senta que lá vem história…

Ano passado eu estava disposta a montar o meu atual PC. Então pesquisei os valores de PCs montados, e os valores de cada peça que eu gostaria que fizesse parte dele. No fim, o melhor foi montá-lo comprando peça por peça.

Tive sorte de encontrar um bom kit upgrade no site da Terabyte, que continha processador, placa mãe e um pente de memória de 8Gb. Como o valor foi super em conta, comprei junto um SSD. Em outro site, o Pichau, comprei o resto dos componentes, tais como: fonte de alimentação, gabinete, HD, e mais um pente de memória, para ter 16Gb de Ram.

Mas faltava um monitor, placa de vídeo, teclado e mouse. O monitor comprei um de 24 polegadas nas americanas, e aproveitei o cashback que estava em 20% na época. Teclado e mouse comprei na amazon o kit da Microsoft por incríveis 49,90. E a placa de vídeo comprei por 400 reais de segunda mão. Somando tudo, o investimento para o meu computador na época foi de 4mil reais(divididos em suaves prestações), o que eu considerei extremante em conta, por causa das peças que eu escolhi que tivesse nele.

Hoje, infelizmente a somatória de todos os componentes está quase 6000 reais, claro que tem toda a questão do dólar, mas contando essa história, gostaria de chamar a atenção pra uma coisa. Mesmo sendo tentador, a Black Friday é um momento muito bom para investir em determinados objetos que costumam ser mais caros; como um computador; câmera, celular, algum item de coleção que você queira muito, etc…

Eu fiz um trabalho de pesquisa antes mesmo da Black Friday começar, pra não cair em nenhuma fraude ou manipulação de preços, porque isso realmente acontece e muito. Sei que a vontade de comprar nessa época é extremamente alta, e somos bombardeados de todos os lados, mas vale aplicar a sua atenção àqueles itens que são mais necessários no momento, e que em geral são mais caros.

Esse ano minhas compras foram mais singelas, comprei uma cômoda (depois da reforma só tinha uma arara e uma sapateira :’D) e uma cadeira de escritório para trabalhar, e consegui economizar muito. E sempre daquele jeito, pesquisando, pesquisando, e pesquisando.

Esse ano infelizmente muita coisa não está valendo apena, mas a minha sugestão é manter o foco na hora das compras. Nem sempre vale a pena gastar de mais nessa época, e nem sempre a diferença de valor realmente compensa. Então cuidado, gaste com sabedoria seu dinheiro suado.

E concluindo essa postagem meio diferentona, uma dica também é fazer uma lista daquilo que você está precisando, pois ajuda e muito a manter o foco. Sei que foquei bastante em itens mais caros, mas independente do que você queira comprar, a lista vai te ajudar a se manter mais centrado, e a não gastar sem planejamento.

Enfim, uma ótima semana pra vocês, comprem com sabedoria

Abraços,

Featured image por: Markus Spiske

Junho foi assim…

Junho foi assim…

ler artigo
Maio foi assim…

Maio foi assim…

ler artigo
Resumo do mês – Abril foi assim…

Resumo do mês – Abril foi assim…

ler artigo

Comente este post!

  • Cristina

    Funciona um bocado como os saldos. Podem surgir boas oportunidades mas é preciso cuidado para não gastar mais do que se pretende.

    Coisas de Feltro

    responder
  • Vanessa

    Oi.
    Fazer uma lista do que realmente se está precisando é ótimo, acredita que eu já estou há uns 3 anos para comprar um Kindle vejo a promoção e acabo não comprando por pensar demais e ver o que posso fazer com esse dinheiro, esse ano estou da mesma forma pensando ainda se comprarei um kindle e um aspirador de pó, achei uma promoção do aspirador que eu quero no Extra estou esperando para ver se cai mais o valor rs
    E, acho mega válido comprar algo que dure e que vai ser usado por um longo tempo.
    Amei seu post, é muito importante tre consciência na hora de comprar.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    responder
  • Leslie

    Super concordo com as suas dicas, esse ano foi o que eu mais aproveitei as promoções de BF por que pesquisei muito e tinha uma lista pronta há meses.
    Infelizmente não achei bons preços em eletrônicos e eletroportáteis, mas algumas utilidades que eu estava precisando consegui comprar.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    responder
  • Liz Karoline

    Ótima dica, Ava! é sempre bom fazer esse balanço do que realmente precisamos, e se precisamos. Consumir de maneira mais consciente é bem libertador, né?

    responder
  • Patricia Faria

    Até o momento, só fiz uma compra de produtos de maquiagem que valeu muito a pena. Acredito que provavelmente será a minha única compra, também não estou vendo grandes promoções vantajosas!

    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram
    Pinterest

    responder
  • Chris Ferreira

    OI Ava, é muito importante ter uma lista do que e deseja e fazer a pesquisa de preços. Eu estou bem devagar nas compras. Tenho comprado apenas livros. Não estou animada para essa black friday. Mas a sua postagem diferentona tem dicas bem boas.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    responder
  • Lovely

    It’s a good idea to keep a list beforehand to avoid unwanted last minute buys.
    xoxo
    Lovely
    http://www.mynameislovely.com

    responder
  • Books House

    Ei, Ava. Tudo bem? O seu post é um alerta ao consumidor, pois muitas vezes nessa época do ano as promoções são tantas, que acabamos perdidos. E bom ter uma orientação, eu pretendo comprar só alguns livros, mas ainda assim tenho pesquisado bastante. Adorei o post.

    Books House

    responder
  • Anete Oliveira

    Preciso manter o foco no que preciso, mas ontem já comprei algumas joias em prata que não preciso pq estavam com preço ótimo, rs. Pelo menos sei que durarão pra sempre.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    responder
  • Claudia Hi

    Menina não sabia que você entendia tanto assim de pc!

    Acho que por conta de tudo (pandemia, crise, dólar) tá tudo MUITO caro! Eu fico indignada rs Estou há mais de um mês pesquisando um celular, mas ainda não consegui comprar pois estão todos cerca de 50% mais caros do que no início do ano (antes da pandemia). Minha esperança é a Black Friday mesmo.

    Boa Black Friday pra você hehe

    responder
  • Kinga

    I buy sometimes then ❤

    responder
  • Bruna Ferreira

    Os preços nessa black friday estão muito desanimadores, estou há um tempo procurando um celular pra uma tia e não vejo nenhuma promoção digna :/ entendo que está cada vez mais difícil encontrarmos promoções com essa pandemia e tudo que ela vem afetando mas é triste ver lojas fazendo propaganda enganosa. Não comprei quase nada, aproveitei algumas promoções relâmpago na shopee de coisinhas mais simples mesmo. Ser um bom consumidor demanda muita pesquisa, temos que ficar espertas.
    Masss fico contente que você fez um bom negócio no pc é tão bom quando a gente sai satisfeita com uma compra e ainda mais com uma promo assim hahaha
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    responder
  • Váh

    Adorei saber da sua experiência e com toda certeza pesquisar é o melhor negócio!
    Eu não costumo comprar nada ou quase nada na black friday hahahaha, tô precisando de um celular mas o que eu quero não encontrei mais barato, nem em lojas especializadas na marca que quero #chateada
    Mas pesquisando e depende o produto acho que vale a pena investir nessa data.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    responder
  • Alessandra Salvia

    Oi Ava,
    Estou bem controlada, não comprei nada até agora e sinceramente? Acho que nada me anima a gastar tanto no momento.
    Então fica mais fácil, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    responder
  • Paloma

    Oiee Ava! Adorei ler essa postagem. Eu também fiz uma pesquisa sobre preços. Muita coisa cara… Outras estavam com um preço e dobraram na black. Muito loucoo!

    Passa lá no blog! Estou esperando sua visita. Bom começo de semana.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤❤

    responder