O período de produção de conteúdo sobre metas e objetivos para o novo ano deu uma amenizada, janeiro já passou, e os primeiros sinais de que os planos e metas traçados para o ano vão dar certo ou não, já estão aparecendo. Talvez o desânimo já tenha batido e você tenha deixando de lado certos planos por conta da rotina que simplesmente continua sem grandes modificações, contudo, existe algo simples, antes de qualquer estratégia mirabolante, que é um santo remédio: apenas faça o que precisa ser feito! E talvez este seja o grande segredo para que os planos e projetos deem certo.

Encruzilhada.

Janeiro seria um mês cheio de afazeres e bem agitado se eu tivesse cumprido o que eu havia planejado. Teria três provas; me comprometi a adiantar algumas coisas da pós; tinha planos de estudar um pouco de programação; o típico cronograma impossível.

Curiosamente não fui fazer nenhuma das provas. A pós-graduação segue em ritmo mais lento. Não estudei programação em nenhum momento, e mal o ano iniciou, dei o meu primeiro passo pra trás. Percebi que estava me entulhando de coisas, e o que eu precisava fazer não estava sendo feito de maneira apropriada.

Nessas horas apenas uma análise sincera da situação pode realmente ajudar no processo de melhora das coisas. E foi justamente o que eu fiz.

Faça o que precisa ser feito

Reflexão e um olhar gentil para a realidade.

Depois da publicação de um Edital importante que eu estava esperando, estudei para ele durante duas semanas. Mas não absorvi muito dos conteúdos. O mais provável é que eu ainda não esteja madura o suficiente para a prova, então, tomei a decisão mais acertada para o momento. Ao invés de dar mais uma inscrição de concurso de graça, resolvi simplesmente não fazer.

Um outro edital mais acessível, com matérias que estava estudando há algum tempo apareceu no mesmo período, e acredito que ele foi publicado em ótima hora, pois comecei a refletir sobre a minha realidade e como realmente estou me sentindo. Optei por ele e desisti do outro, sem dor no coração. Essa decisão foi aparentemente simples, mas não foi.

Olhei para mim, para minhas capacidades, sentimentos, desejos e esperanças. Escolhi consciente de tudo isso. E um olhar gentil sobre a minha realidade me ajudou a tomar a decisão certa. E além disso, também me fez perceber que algumas coisas apenas precisavam ser feitas. Sem choro, reclamações, preguiça e enrolações.

Mas como fazer o que precisa ser feito?

Peguemos como exemplo um trabalho remunerado. Você é pago para executar tarefas determinadas. Isso é basicamente o que você precisa fazer para receber o seu salário. A vida de um modo geral é bem simples quanto a isso. Se eu quero passar em um concurso eu preciso inicialmente escolher uma área de estudos, estudar, me inscrever para a oportunidade que aparecer, e fazer a prova. O passo a passo é simples, a complicação em grande parte está nos obstáculos que eu mesma acabo colocando.

Olhando para as minhas metas desse ano e esse pequeno fracasso inicial percebi que não estava fazendo o que precisava ser feito, e que a simples listagem não colocariam aqueles projetos em prática. De certa forma não há uma fórmula mágica, nem segredos incríveis. Precisamos apenas começar, uma tarefa por vez, constantemente e no fim, as coisas vão acontecendo.

Uma dica, um pedido de ajuda, uma sugestão.

 Poderia incorporar um daqueles gurus e passar uma lista de passos a serem seguidos para encontrar um método de como de fato fazer o que precisa ser feito, porém, não farei isso, pois como disse, não existe uma fórmula mágica. Contudo existem alguns exercícios que podem ajudar no processo.

  • Não projete a realidade de outra pessoa na sua. – Podem existir pessoas extremamente produtivas cuja rotina é impecável. Mas como sua mãe já disse inúmeras vezes. Você não é todo mundo. E uma realidade inteira não pode ser resumida a um storie ou postagem. Inspire-se, mas não se compare.  Não projete a realidade de outra pessoa na sua vida. Suas decisões não podem ser tomadas com base na realidade de outra pessoa.
  • Foque no “macro” olhando todos os dias para o micro. – Temos por hábito sempre focar nas coisas grandes, e esquecemos dos pequenos processos de cada dia. Aquele grande projeto não se realizará de forma instantânea, mas sim por meio de um intricado número de tarefas distribuídas em meio a pequenos passos. Vislumbrar o resultado é importante, mas olhar o processo é indispensável.
  • Apenas comece. Mesmo com medo. – Quer criar um Instagram de vendas? Faça, comece. Faça a primeira postagem, mesmo ela não ficando com toda a pompa das postagens daqueles grandes players, apenas vá lá e faça. Quer passar em um concurso. Estude, mesmo que o caminho seja longo e você ainda não tenha a certeza do resultado. Apenas faça. Faça. Realize. Você não vai se arrepender de ter começado.
  • Aproveite cada momento do processo. – Já dizia São Josemaria Escrivá: Cumpre o pequeno dever de cada momento; faz o que deves e está no que fazes. Essa pequena frase é poderosa. Por isso, aproveite o processo de cada coisa. Esteja realmente presente. Cumpra com as suas obrigações com alegria, galgando cada degrau rumo ao seu objetivo. Não se permita permanecer na inércia. Se coloque em movimento, que gradativamente as coisas irão acontecer.

Espero que essa postagem de alguma forma seja um balsamo em meio a um momento de desânimo, pois mesmo a escrevendo, é esse o sentimento que estou tendo. Estamos no início do ano, apesar que isso não é um fator determinante. Seja no começo, meio ou fim, cada novo dia é uma oportunidade de sempre retomar aquilo que ficou estacionado.

Forte abraço.

Imagens na postagem: Tanya Trukyr, Joel Muniz, Kyle Glenn

Amanda Almeida

Próxima postagemPostagem anterior

3 comments

  • Emerson says:

    Nunca é tarde para começar ou continuar. Adorei o texto. Vamos seguir em frente e fazer o que precisa ser feito.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Reply
  • Monique larentis says:

    Adorei as sugestões/dicas do final do post. Com certeza precisamos começar e não apenas planejar, apesar disso ser muito importante.

    Reply
  • karolini barbara says:

    A gente sempre começa o ano criando uma lista de metas e planos mirabolantes para o ano todo.
    Em janeiro eu reavaliei as minhas prioridades e o que gostaria de fazer, criando metas cabíveis para o momento em que me encontro.
    Deu certo! Fevereiro estou conseguindo seguir firme fazendo aquilo que é importante para mim nesse momento.
    Claro, que criar um quadro de acompanhamento (principalmente de hábitos) é gostosinho demais. Dar aquele check na tarefa cumprida é muito bom!

    Blogger | Pinterest

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *