Apenas Ava
Escrevendo

30 para 30

18/11/2019

Essa postagem estava programada há algum tempo, e para ser sincera fiquei pensando sobre o que escrever nela. Poderia contar como foram os meus 20 anos, mas se fosse parar para descrevê-los, acho que tudo se resumiria a um único parágrafo. Então, pensando um pouco mais a respeito percebi que haviam ainda mais coisas nessa última década além de estudos e trabalho que podem render uma boa reflexão para os meus 30 anos.

Antes dos meus 20 anos, eu tinha uma ilusão de que eles seriam extremamente movimentados, com grandes acontecimentos e realizações. Sonhava em fazer minha primeira viagem internacional, ter o emprego dos sonhos, concluir a faculdade amando cada momento dela (ohh coitada) e por aí vai. Mas a realidade não segue roteiro, e para ser sincera não é de todo ruim, em partes.

Ainda estou no mesmo trabalho do início dos 20, apesar que as atribuições foram se modificando enormemente com o passar do tempo. Concluí a faculdade com 21 anos e depois dela prometi a mim mesma que não iria colocar os pés dentro de uma instituição de ensino tão cedo, e assim o fiz. Mas hoje quero fazer uma nova faculdade, mas de algo que sempre tive vontade de fazer, mas à época não consegui. Não consegui fazer a minha primeira viagem internacional por uma série de motivos, mas paciência, quem sabe agora nos 30?

É engraçado essas coisas que idealizamos e acabam não acontecendo, são aquelas pequenas decepções que fazem parte da vida e nos fazem crescer. Para ser sincera tive muitos momentos difíceis nos meus 20 anos. Perdi uma pessoa muito amada depois de anos lutando contra um problema no coração. Desfiz algumas amizades que me eram importantes, e de certa forma foi triste, mas acontece, não conseguimos prever essas coisas. Tive alguns problemas de saúde um tanto chatos e descobri um problema exclusivo da fase adulta chamado acne hormonal (Por que isso existe Deus, sério?), além de perceber com o passar do tempo que ansiedade e depressão são doenças que a cada dia que passa se tornaram mais comuns, e tive a oportunidade de vivenciar isso bem perto de mim.

Se eu pudesse fazer um balanço eu diria que tive uma quantidade absurda de batalhas, algumas que nem valem a pena serem escritas aqui. Mas pensando um pouco como a Pollyana, olho para trás e tento vislumbrar todas as coisas boas que advieram dos meus 20 anos. Nessa década amadureci em muitos aspectos e consequentemente os meus relacionamentos também. Consegui enfim dizer adeus a um sentimento que de certa forma me prendia. Conheci algumas pessoas que tenho certeza que irei levar para o resto da minha vida. Conquistei algumas coisas que me eram tão desejadas, mesmo sendo bem bobas para alguns, a exemplo o meu notebook que me ajudou e muito em trabalhos pessoais e a traçar sonhos. E até mesmo meu vídeo game um item supérfluo para alguns, mas que era algo que eu queria muito ter novamente, e poder sentir toda a diversão que era jogar como antes e acabei fazendo amigos novos por conta dele. Perdi minha amiga de 4 patas e companheira de bons 14 anos, e também tive a graça de ter em minha vida a cachorra mais maluca do mundo. Minha primeira sobrinha nasceu e com ela eu também nasci de novo como tia. Sorri em inúmeros momentos que nunca esquecerei e vou guardar para sempre no meu coração. E no fim fizeram tudo valer a pena.

Para os meus 30 anos não espero muitas coisas e nem desejo muitas coisas, apenas que eu consiga viver bem nessa nova década que se inicia, e o resto acaba acontecendo naturalmente. Sem expectativas, apenas vivendo cada dia e aproveitando as coisas  boas que eles podem me proporcionar.

Forte abraço,

Featured image por: Johannes W

You Might Also Like...

34 Comments

  • Reply
    Leslie Leite
    18/11/2019 at 12:04 pm

    Mesmo diante de decepções, os 20 anos tiveram batalhas vencidas também, ou seja, você não apenas sobreviveu a uma década, mas também a viveu! E a vida é assim, nem sempre nossos objetivos saem como planejados, mas o importante é como a gente vai lidar com o que a vida nos proporciona.
    Feliz 30 anos!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Reply
      Ava
      02/12/2019 at 4:31 pm

      Obrigada Leslie. Verdade, apesar de tudo, o que vivi acabou por sobrepor as batalhas.
      bjus

  • Reply
    Kaila Garcia
    18/11/2019 at 12:15 pm

    Não gosto de criar expectativas sob as coisas, por isso, não espero muito de nada. E não é que me surpreendo muito assim? Mesmo seus 20 anos não tendo sido como você espera, tenho certeza que muitas coisas aconteceram exatamente como deveriam acontecer, e foram essenciais para você começar essa nova fase da melhor forma possível! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    • Reply
      Ava
      02/12/2019 at 4:37 pm

      Com toda certeza Kaila.
      bjus

  • Reply
    Priih
    18/11/2019 at 12:59 pm

    Oi Ava, tudo bem?
    Mesmo que alguns “check” não tenham sido dados, a vida te oportunizou crescimento em outras áreas. Que bom que você conseguiu encarar assim! Eu também traçava muitos planos e pensava em idealizações, mas a vida adulta me mostrou que nosso script não serve pra muita coisa… Por isso também estou tentando encarar os dias um de cada vez, na medida do possível. Que seus 30 anos sejam assim, cheios de surpresas bacanas e crescimento pessoal.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    • Reply
      Ava
      02/12/2019 at 4:59 pm

      O que você disse realmente é bem verdade. a vida adulta não é nada do que a gente imagina. em alguns aspectos é ótima, mas em outros nem tanto. Mas seguimos vivendo.
      bjus

  • Reply
    Rafaela Oliveira
    18/11/2019 at 1:05 pm

    Viver um dia de cada tem sido a minha reflexão.
    Feliz 30 anos!

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    • Reply
      Ava
      02/12/2019 at 5:11 pm

      Obrigada ^.^

  • Reply
    Váh
    18/11/2019 at 3:58 pm

    Eu também estou perto dos 30 e tenho certeza que quando tiver mais próxima ficarei muito reflexiva também hehe
    Sabe independente da idade ou qualquer coisa sempre passamos por bons e maus momentos, faz parte da vida.
    E por um lado é bom não criar expectativas, apenas viver da melhor forma e aproveitar os bons momentos que a vida nos trás, afinal como uma amiga minha me diz “os 30 são os novos 20” haha.
    Tem uma cantora que eu acompanho no Instagram que fez 30 anos recentemente e ela fez um texto muito bacana sobre essa idade, minha mãe também sempre disse que 30 anos é uma idade bonita, então tenho certeza que só coisas boas te esperam! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Reply
      Ava
      02/12/2019 at 5:19 pm

      Obrigada pelo comentário Vah. Os trinta anos hoje se tornaram algo realmente novo do que eram há uns 10, 15 anos; Também acredito que esses anos serão belos, tenho esse sentimento.
      Abraços,

  • Reply
    Lívia Alli de Alcântara Madeira
    19/11/2019 at 7:56 am

    muito bacana sua reflexao, eu que ja passei dos 30, estou nos 33 e ainda tenho muitas realizações e sonhos pra correr atrás

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Reply
      Ava
      02/12/2019 at 5:24 pm

      Que bom que gostou Lívia.
      Abraços,

      Ava

  • Reply
    Lu
    19/11/2019 at 9:37 pm

    Também estou perto dos 30 e te entendo bem. No começo criamos grandes ideias e expectativas, sem perceber que em 10 anos mudamos muito sim… por dentro! Não são necessárias viagens internacionais, nem grandes saltos na carreira. Só precisamos nos conhecer por mais esses 10 anos na companhia de nós mesmas <3

    Abraços!

    • Reply
      Ava
      03/12/2019 at 11:45 am

      Verdade Lu,
      Abraços.

  • Reply
    Tay Ribeiro
    20/11/2019 at 9:15 am

    10 anos muda tanto e ao mesmo tempo parece nem passou né?! Ainda estou na fase dos 20 e já vi que não é nada como imaginava, o bom é que vamos nos reinventando e descobrindo novos desejos.
    Espero que você aproveite todos os momentos e tire coisas incríveis deles
    Beijos

    • Reply
      Ava
      05/12/2019 at 7:53 am

      Obrigada flor.
      bjus

  • Reply
    Vanessa Brunt
    20/11/2019 at 11:43 pm

    Ava, a identificação aqui bateu forte demais! Acho importante criar expectativas, mas chegamos em um momento em que sabemos dosar por valorizar ainda mais o agora e as pequenas conquistas – percebendo sempre essa questão dos planos que nunca podem ser realmente planejados. Amei as reflexões com entrelinhas tão importantes e que nos faz olhar mais para o agora sabendo não parar, mas também sabendo cobrar menos do que não está dependendo totalmente de nós. Lindeza!

    http://www.semquases.com

    • Reply
      Ava
      05/12/2019 at 11:00 am

      Verdade Vanessa. Com o tempo percebemos que não vale a pena focar tanto em certas coisas, e que aproveitar o simples e as pequenas conquistas trazem muito mais felicidade.
      bjus

  • Reply
    Claudia Hi
    21/11/2019 at 12:49 pm

    Ava querida! Me identifiquei super com seu texto. A gente sempre se imagina adulto com 30 anos. Mas sinceramente, eu não sei se isso realmente acontece com alguém…

    Eu espero que consiga realizar seus sonhos, que consiga iniciar sua desejada faculdade e que você continue com esse pensamento de Pollyana.

    Boa sorte de felicidades essa nova fase da vida ♥

    • Reply
      Ava
      08/12/2019 at 7:32 pm

      Obrigada flor ^^
      bjus

  • Reply
    Gabi Ramalho
    21/11/2019 at 11:34 pm

    Nossa, eu também tinha esse pensamento quando eu era mais nova haha achava que aos 30 anos seria uma publicitária de grande sucesso morando no exterior, cheia da grana, aproveitando horrores a vida. Hoje tô aqui correndo atrás de emprego, sabe Deus como eu consegui me formar, entre várias outras coisas. Acho que o importante é fazer essa retrospectiva, assim como tu fizestes, e listar nossas pequenas conquistas, as pessoas que chegaram, as que foram embora, e todo o amadurecimento e aprendizagem que isso envolve.

    • Reply
      Ava
      08/12/2019 at 7:35 pm

      Verdade Gabi. No fim, ser grato por cada pequena coisa, nos ajuda a chegar onde gostaríamos de estar. Esero que a gente consiga realizar aquilo que sonhamos, e quem sabe quando for o momento certo, seja ainda melhor do que aquilo que imaginamos.

  • Reply
    ANA BEATRIZ QUINTO MARTINS
    22/11/2019 at 4:01 pm

    Eu acho que os meus vinte anos estão sendo uma época com muito amadurecimento, mais “vida real”, só que ao mesmo tempo não me sinto muito adulta ainda. Falta bastante, preciso ter mais experiências sozinha e isso é algo que eu almejo antes dos 30, ter aquele sentimento de independência, sabe? Ainda me sinto muito dependente dos meus pais pra muita coisa. A Universidade mudou isso, mas ainda tenho um caminho pela frente.
    Feliz nova década!

    • Reply
      Ava
      08/12/2019 at 7:37 pm

      Obrigada Ana. Amadurecimento é algo bom, mesmo que em partes doloroso. Espero que possamos alcançar o que desejamos.
      bjus

  • Reply
    Jaqueline
    23/11/2019 at 10:54 am

    hahaha, agente sempre pensa que em certa idade estaremos de um jeito, já trabalhando e super em sucedida. mas em, com o tempo agente percebe que cada coisa tem seu tempo pra cada um e não tem nada a ver com idade ♥

    www blogflorescer.com

    • Reply
      Ava
      08/12/2019 at 7:37 pm

      Verdade Jaqueline.
      abraços.

  • Reply
    Tais
    24/11/2019 at 5:05 pm

    Feliz 30 anos, Ava!
    Seu texto me fez ficar pensativa, ano que vem também faço 30 e fiquei aqui pensando também como foi essa minha década dos 20 anos. Eu espero que sua próxima década seja muito boa e que você realize muitos sonhos!

    • Reply
      Ava
      08/12/2019 at 7:38 pm

      Obrigada Thaís. ^^
      bjus

  • Reply
    Jeciane Cruz
    26/11/2019 at 7:42 pm

    Nossa eu me vi todinha nesse texto. Tipo eu estou com 22 anos agora e ainda estou nessa correria de querer fazer e acontecer, que é algo meio natural d essa fase dos 20 e poucos anos em que a gente está descobrindo nossa independência e liberdade.
    Entrei na faculdade assim que saí da escola e no meu caso abandonei um ano e meio depois já prometendo nunca mais voltar a estudar hahaha. Mas agora eu me pego querendo voltar lá para pegar o meu diploma com medo de me arrepender depois. Mas eu já descobri o que eu amo fazer e estou tentando chegar lá, mesmo sendo difícil pra caramba.
    Ainda estou correndo atrás da primeira viagem internacional e tem horas que parece que nunca vai acontecer e que é um sonho extremamente distante. E também perdi minha amiga de quatro patas que na verdade estava mais para filha e esse ano completa 3 anos que ela se foi e me pego pensando se um dia vou conseguir ter outra, pois ainda estou na fase de não querer fazer “substituições”. Isso também vale para todos os amigos que perdi depois da escola, então estou em uma fase de querer me isolar completamente.
    E o mais louco disso tudo é que eu coloquei uma meta de ser bem sucedida e fodástica até meus 25 anos e à cada ano me bate mais o desespero hahaha. E espero que com meus 30 eu já esteja mais de boas e menos ansiosa.
    Também desejo tudo de bom para você nessa nova fase da vida e que seja cheio das realizações que você não conseguiu nos 20 e poucos.

    • Reply
      Ava
      08/12/2019 at 7:42 pm

      Oi Jeciane. Te entendo quanto ao sentimento de não querer substituir,mas nunca é substituição. Um ano depois que perdi minha filhotinha de quatro patas tive o presente de Deus de ter outra filhotinha, e me fez um bem danado. Nunca é igual, é como filho mesmo, é diferente mesmo tendo a esma intensidade. Quando a estipular uma meta, tenha metas,mas não se frustre se algo demorar um pouco mais para acontecer, às vezes o que menos esperamos é ainda melhor que o plano. Obrigada pelo desejo,também espero que os seus vinte anos sejam cheios de coisas incríveis.
      abraços

  • Reply
    Camila Faria
    28/11/2019 at 11:59 am

    Oi Ava. A gente coloca muitas expectativas na cabeça e acaba ficando um pouco decepcionada quando alguma coisa não acontece, né? Mas isso é normal, faz parte da vida. O importante é não ficar muito frustrada com o resultado e aproveitar mais o processo. Focar sempre nas coisas positivas também ajuda demais. Que os seus 30 sejam maravilhosos, viu? Cheios de amor e realizações. <3

    • Reply
      Ava
      08/12/2019 at 7:43 pm

      Obrigada Camila.
      bjus

  • Reply
    Dai Castro
    03/12/2019 at 7:19 pm

    A gente aprende tanto com o passar dos anos né? Acho que todas as experiências são válidas para o nosso amadurecimento, e vejo o quanto também é importante ressignificar muitas coisas.
    Eu também passei por vários perrengues e confesso que só começou a melhorar poucos anos atrás, mas é importante ter gratidão pelo que já foi vivido.
    Tenho certeza que será uma década cheia de momentos e memórias especiais.
    Um beijo

    • Reply
      Ava
      08/12/2019 at 7:43 pm

      Obrigada Dai.
      bjus

Leave a Reply