Leituras

Organização

Cotidiano

Desapegos, Destralhe e 10 meses usando a Arara

Desapegos, Destralhe e 10 meses usando a Arara

Muitas coisas mudaram na minha vida ano passado, e uma delas depois da reforma foi o fato de não ter mais guarda-roupa no meu quarto. E ainda naquele estilo de postagem bem característico no mês de janeiro, na postagem de hoje gostaria de compartilhar com vocês um pouco de como foi a adaptação e como tem sido esses 10 meses usando a arara, além de alguns planos para esse ano que foram inspirados por essa experiência.

Quem acompanhou um pouco as postagens no início do ano passado sabe que passamos por uma reforma geral aqui na minha casa, ocasionando minha mudança de quarto, e por conta disso, algumas coisas na organização do meu quarto foram modificadas. Substituí o guarda-roupa por uma arara de roupas, além da necessidade de repensar em como organizar os meus móveis dentro do atual espaço do meu quarto.

O processo foi brusco, mas no fim acabei ficando mais feliz com o resultado do que imaginava. E consequentemente algumas coisas foram modificadas não só na organização, mas também na forma como eu passei a enxergar meu atual espaço. Precisava urgentemente diminuir o acúmulo de coisas que tinha, e por conta disso, um super destralhe foi feito.

O Destralhe:

Inicialmente separei todos os livros que tinha lido e que não leria mais, e alguns livros que tinha ganhado de editoras na época do blog literário e que hoje não tinha mais interesse em ler. Separei uma quantidade enorme de livros e doei para uma amiga que também gostava de ler, e os livros que sobraram ficaram na estante e em um nicho que fiz durante a reforma.

O Segundo destralhe foi com relação as minhas roupas, e algumas coisas que guardava no meu guarda-roupa e que não fazia sentido mais guardar. A verdade era que tinha muito lixo acumulado. Separei roupas que não queria mais e poderiam ser doadas (foram muitas por sinal); e papeis velhos, caixas sem utilidade, foram todos para o lixo. Nunca tinha me livrado de tanta coisa na minha vida, mas no fim a sensação foi de leveza.

Organização:

Inicialmente eu tinha apenas a arara, uma sapateira, e um baú e o vão embaixo da minha cama. Alguns objetos que não podiam ser jogados fora, guardei em caixas no vão em baixo da cama. Na sapateira coloquei roupas e cosméticos. Na arara roupas e lençóis. E no baú sapatos.

Depois de uns 7 meses comprei uma cômoda, e depois dessa aquisição retirei a sapateira do quarto. Reservei o baú para lençóis e toalhas (A arara quase caiu por conta do peso). Em cima da arara coloquei algumas roupas de fora da estação, como casacos, e uma caixa plástica com algumas bolsas, e peças de roupas que não daria para utilizar nessa estação. E na cômoda o resto das roupas que não ficam penduradas, como blusas, calças e roupas intimas. E no espaço reservado para os sapatos coloquei os sapatos que sobraram depois do destralhe.

Ponto negativo:

O único ponto negativo é com relação a poeira. Infelizmente ainda não conseguimos forrar a casa, então pelo menos umas três vezes por semana preciso aspirar o pó das roupas, ou usar o secador para varrer um pouco do acumulo de pó que fica nas roupas e na cômoda. Parece muito trabalho, mas já se tornou algo natural pra mim que não toma tanto do meu tempo, contudo esse detalhe não poderia ficar de fora da experiência, visto que é um trabalho a mais a se fazer.

Relação com o consumo:

Depois da arara, um dos benefícios que tive foi o fato de conseguir visualizar todas as minhas roupas, e isso inconscientemente me fez usar ainda mais peças que antes não usava tanto, mesmo em casa. Por conta disso minha relação com o consumo se modificou um pouco, e esse ano planejo ficar 6 meses sem comprar roupas inicialmente. Percebi que tenho muitas roupas e calçados que conversam entre si e podem resultar em ótimas composições. E como esses são tempos mais contidos, o ideal é justamente segurar um pouco a carteira e usar aquilo que já possuo.

Outra coisa que percebi é que meu estilo e as roupas que tenho gostado de usar se modificaram muito. Antes tinha uma quantidade absurda de peças repetidas, como camisetas, e depois do limpa, equilibrei as peças que tenho e doei tudo aquilo que simplesmente estava encostado no meu armário ou que tinha em excesso. Acho que hoje consigo fazer compras mais conscientes, tendo em mente exatamente o que tenho, e aquelas compras repetidas, acredito eu, que dificilmente vão acontecer de agora em diante (assim espero).

Sei que arara não é algo que se adapta bem ao estilo de vida de todo mundo, e com certeza existem aquelas pessoas que preferem um bom armário. Mas a experiência com a arara tem sido tão boa que acredito que vou demorar a querer ter um guarda-roupa de novo. Nunca de nunca, mas por enquanto estou feliz com o que tenho.

Forte abraço,

Grandes mudanças começam pela organização do quarto.

Grandes mudanças começam pela organização do quarto.

ler artigo
Feliz aniversário Apenas AVA!

Feliz aniversário Apenas AVA!

ler artigo
Dica: Decoração Clássica

Dica: Decoração Clássica

ler artigo

Comente este post!

  • Kinga

    Great video ❤

    responder
  • Cristina

    Eu prefiro armários, mas concordo em desapegar aquilo que não vamos usar. Eu sou assim, prefiro ter menos mas que realmente use e que goste. Sou um bocado minimalista também na decoração e bibelots não fazem o meu estilo.
    Beijos
    Coisas de Feltro

    responder
  • Carol Justo

    eu amei esse post!!!
    eu queria um armário todo aberto, arara e etc, mas tenho uma gata que solta muito pelo, é a pior coisa do mundo ter roupas pretas, é dificil de tirar e da muito trabalho, perco uns bons minutos por dia tirando pelo de roupa pra usar (ela deita nas roupas), por isso vou optar na minha casinha nova por roupeiro fechado mesmo, mas talvez eu tenha uma arara só para colocar as coisas mais do dia a dia mesmo, mas ainda irei analisar isso…
    mas uma coisa é certa, vou me desfazer de mais da metade do que eu tenho aqui

    beijossss
    amei seu post

    Carol Justo | Justo Eu?!

    responder
  • Liz Karoline

    Ava, fico feliz com sua mudança. Destralhar é terapêutico, haha. Sinto vontade de ter uma arara um dia, mas por enquanto uso guarda-roupa. Sinto que quando temos vários compartimentos usamos desculpas pra preenche-los, é uma coisa doida.

    Ah, não sei se você assistiu, mas lançou na netflix o documentário “minimalismo já”, é bem interessante e fala muito sobre essa nossa relação com consumo e tudo na vida que tendemos a gerar acúmulos com o tempo. Recomendo, seu post me lembrou dele.

    Até mais ♡

    https://lizkaroline.blogspot.com/

    responder
  • Chris Ferreira

    OI Ava, gostei das dicas. Destralhar é superimportante. Mas eu tenho um problema com a doação dos livros. Sempre me arrependo. Já comprei novamente livros que eu doei achando que não leria mais e de repente senti falta deles. Mesmo assim continuo fazendo a energia circular e passando adiante os livros lidos. Acho que essa questão de ter as roupas visíveis é mesmo muito bom para reduzir o consumo. Quantas coisas que temos e esquecemos que está lá no fundo do armário?
    Um ótimo 2021!
    beijos
    Chris

    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    responder
  • Renata Gomes

    Aqui também fizemos uma reforma, e também mudei de quarto, amei meu novo espaço (que agora é maior) mas odiei todo o processo. Também fiz um desapego, só não consegui com meus livros haahahaha

    Beijinhos
    Renata

    responder
  • Tayane Ribeiro

    Amei o post. Eu amo dia de organizar o quarto, pois adoro tirar tudo o que acumulei durante o tempo e sentir que estou me desprendendo de coisas que não em acrescentam mais.
    Usar arara é muito bom, mas odiava quando eu usava e as pessoas não entendiam que era vibes e não porque eu não queria comprar um guarda-roupa rs
    beijos

    responder
  • Claudia Hi

    Ai destralhar é maravilhoso! O único problema é que vicia. Teve uma época que eu não suportava ver nada “sobrando” que já tacava no lixo. E nem sempre dá certo, porque logo depois a gente precisa e acaba tendo que comprar outro. Era como dar um tiro no pé rs

    E o que você comentou sobre usar o que tem é tudo! Acho que é aí que muda a chavinha do nosso cérebro e contribui para consumirmos com mais consciência.

    Adorei a arara com a cômoda branquinha embaixo. E parece que ficou super prático com as bijus (como você fez esse porta-colar?) e o espelho logo ao lado.

    Boa semana ♥

    responder
  • Leslie

    Eu sempre achei lindo quem mantém arara no quarto, ao invés de guarda-roupa, mas sempre pensei também na questão da poeira, se ela surge facilmente encima dos móveis, fiquei pensando em como é com roupas sem proteção. Mas, com certeza, os benefícios parecem ser muito maiores.
    Gostei de saber um pouco sobre a sua experiência com o uso da arara.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Ps. Se possível, peço que me ajude respondendo a pesquisa de público do blog.

    responder
  • maggie

    POr vezes há que destralhar as coisas e dar lhes outra vida
    http://retromaggie.blogspot.com

    responder
  • Váh

    Quero assistir seu vídeo, verei em casa e já gostei da camisa que está usando nele hehe 🙂
    Muito legal você compartilhar conosco sua experiência com a arara, eu acho algo bem legal e fica até bonito e charmoso no quarto né?
    Pro meu estilo de vida não combina muito, porque tenho bastante roupa e não caberia e sou apegada, então é difícil eu me desfazer de roupas no caso hahaha.
    E isso da poeira iria me incomodar por ter um trabalho a mais e eu tenho rinite, então poeira não é algo bom pra mim…
    Mas eu achei muito legal isso de poder visualizar tudo o que você tem e acabar comprando mais consciente.
    Fico feliz que esteja sendo uma boa experiência hehe 🙂

    Amo suas fotos, sempre linda! ♥
    Tô louca pra comprar algumas coisinhas na Shein, tem tanta coisa legal né? Que bom que recebeu tudo certinho 🙂
    Achei muito legal você mostrar como ficou seu journal hahahaha, ficou enorme. Adorei!
    Já tinha visto essa caneca em formato de lente e é uma graça e supeeer a sua carinha!
    Seu quarto ficou fofo enfeitado de natal, acho seu quarto muito tumblr hehe.
    Tijolo de chocolate HAHAHAHHAHAHA eu ri!
    Que bom que pôde aproveitar o Natal, tirou fotos e esteve perto da família ♥
    Mesmo 2020 sendo um ano doido, sempre temos o que agradecer.
    Feliz ano novo Claudinha!!! Que 2021 seja um ano maravilhoso pra todos nós!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    responder
  • Váh

    Nossa amiga, ignora a parte de baixo do comentário kkkkkkkkkkkkkk
    Eu havia colado e copiei sem querer, perdão 🙁

    https://www.heyimwiththeband.com.br

    responder
  • Micha

    Também fiz um grande desapego no começo de 2020 e foi ótimo. E depois fiz outro em agosto. Impressionante o quanto de coisas que guardamos e que não usamos.
    Quando vi a arara logo pensei na poeira, mas que bom que já se adaptou a limpá-la.
    Fiquei curiosa pra saber dessa grande reforma.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    responder
  • Silvana

    Destralhar faz super bem, eu gosto de araras pois realmente deixa a mostra tudo o que temos.
    Por aqui tenho guarda-roupas e sempre que posso faço uma limpa e coloco peças que não uso mais para doação.
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    responder
  • bruna

    Eu simplesmente amo a minha relação com o consumo, não compro roupas constantemente e sou muito apegada a tudo que eu compro porque sempre penso muito antes de comprar e acaba sendo uma coisa que eu quero muito. Fico feliz que o seu estilo de consumo esteja mudando é muito bom comprar consciente! Eu adoro destralhar tudo sempre faço a limpa no que não faz mais sentido pra mim. Hoje em dia tenho pouquíssimos livros na estante, só deixo os que eu realmente gosto ou vou reler, os outros eu vendo ou coloco pra doação.
    Beijos, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    responder
  • Alessandra Salvia

    Oie!
    Com roupas, eu não tenho problemas. Sou bem consciente e faz mais de 1 ano que não compro nadinha.
    Agora, livros… KKKKKKKKKKKK esse sim é um consumismo que preciso controlar! kkkkkkkkkkkkkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    responder
  • Patricia Faria

    Eu sou a pessoa que ainda prefere um armário, mas entendo totalmente os benefícios de uma arara e o quanto ela pode ser útil nesta questão de desapego. Preciso fazer uma enorme limpa aqui em casa e desapegar de vários itens. Já comecei pelos esmaltes (que tenho muitos por causa do meu blog) e tem sido uma experiência maravilhosa!

    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram
    Pinterest

    responder
  • Anete Oliveira

    Preciso muito fazer um destralhe tbm, quero diminuir a quantidade de coisas que tenho e reorganziar meu quarto. Arara não combina comigo, mas é algo bem prático pq a gente logo visualiza tudo.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    responder
  • Jaqueline

    Nossa, que vídeo maravilhoso. Me deu várias ideias ♥ Preciso jogar e dor muita coisa ♥

    http://www.blogflorescer.com

    responder