Menu
Skin Care

Cuidados com a pele, rotina e acne.

Rotina de cuidados com a pele é um assunto que rende muito. Seja sugestões de produtos, hábitos, o que pode ou não fazer. Mas a verdade é que não existe um consenso quanto aos cuidados. Cada pele é uma pele. Você pode ter a pele mais oleosa do planeta, e depois o sensorial dela mudar completamente, e vice-versa. Nessa postagem não quero dar dicas propriamente, mas compartilhar um pouco com vocês o que tenho utilizado e o que tem funcionado comigo. E caso alguém se identifique e se minha experiência ajudar, vou ficar feliz com isso.

Senta que lá vem história…

Eu tenho acne hormonal (popularmente conhecida como acne adulta) desde os 25 anos. Na adolescência minha pele era maravilhosa. Nada de espinhas, simplesmente limpa. Quando aparecia era uma ou outra no período menstrual, e geralmente eram próximas a raiz do couro cabeludo. Mas como nem tudo na vida dura para sempre, com 25 anos as espinhas começaram a aparecer em toda a extensão do meu rosto e foi aí que comecei meu tratamento contra acne.

Depois que comecei o tratamento tinha uma rotina quase que idêntica todos os anos no período do inverno. Usava ácidos e tinha meus cuidados rotineiros com a pele. Nos primeiros anos resolveu de forma paliativa. Enquanto usava os ácidos a pele ficava bonita, depois que parava, pipocava tudo de novo. Testei todas as causas possíveis da origem da minha acne; investiguei meus ovários; fiz teste hormonal para descobrir algum problema na tireoide; mas nada muito conclusivo. Em uma das últimas profissionais que fui, foi a primeira vez que ela associou minha acne com o meu estresse e minha alimentação nada saudável.

Depois que a dermatologista me chamou a atenção para a minha alimentação e meus níveis de estresse comecei a observar, e de certa forma ela tinha razão. 2018 e 2019 foram anos bem intensos e que me desgastaram mentalmente. Coincidentemente foram os anos em que as crises de acne foram mais severas, chegando ao ponto de precisar tomar antibióticos. E preciso ser bem sincera, não fez bem a minha saúde, e é algo que eu não quero repetir nunca mais.
E 2020 minha filha? Esse dispensa comentários. Nessa quarentena tive outro surto de acne que está melhorando só por agora, depois de quase 4 meses. E depois de toda essa história vou contar para vocês o que tenho usado e como tem sido a minha rotina para melhorar a minha pele. Ela não é milagrosa nem nada gente. Eu ainda tenho acne, ainda tenho as cicatrizes, mas as espinhas internas e incômodas diminuíram cerca de 90%.

Todos os Produtos que uso na minha rotina tanto matutina quanto noturna.

Pela manhã:
  1. Utilizo a Água Micelar da Neutrogena Hydro Boost para tirar o excesso de suor e também tirar os resíduos dos ácidos que utilizo nesse período do inverno. Ela tem um sensorial bem gostoso, por ser hidratante, e confesso que gosto mais dela do que da Purified Skin.
  2. Depois lavo o rosto com o sabonete facial Effaclar Concentrado. Consegui um super desconto no potão de 300 gramas. E esse sem sombra de dúvida é o melhor sabonete facial que já utilizei. Durante anos usei o Actine e ele ressecava um pouco meu rosto. Antes eu gostava desse sensorial mais seco, mas hoje prefiro algo com mais aspecto de hidratado. Além de refrescar, o Effaclar limpa sem deixar aquela sensação de secura intensa e cara repuxada.
  3. E antes dos cremes uso o Tônico Adstringente Facial Nivea Controle do Brilho. Mesmo sendo adstringente gosto muito da sensação da minha pele quando o uso. Às vezes acontece de ainda sair um pouco de sujeira quando passo o tônico, então passo o algodão até não sair mais nada nele.
  4. Começando a leva de cremes, primeiramente utilizo a Vitamina C Renew da Avon. Há quem goste e quem não goste. Tenho utilizado apenas duas gotinhas na rotina da manhã e tenho gostado dela, mesmo sendo um pouco grudentinha. Os efeitos não são aquele milagre instantâneo, está mais para um processo lento e gradual, mas depois de 2 meses usando continuamente já percebo melhora em algumas linhas.
  5. Depois da vitamina C utilizo o Mineral 89 da Vichy. E esse sem sombra de dúvidas foi o item mais caro dessa lista meu povo, mas não me arrependo do investimento. Ele é um fortalecedor, porém também pode ser utilizado como hidratante. A textura dele para quem tem pele oleosa é um sonho. Rápida absorção e a pele fica com uma sensação gosta de frescor. Ele é tão leve que utilizo também na área dos olhos sem medo.
  6. Por fim, e não menos importante, utilizo o protetor solar. Já testei alguns, e nenhum deles se adaptou tão bem na minha pele como o Minesol Oil Control. Simplesmente foi o melhor para a minha pele, apesar de não ser a melhor escolha de protetor a ser utilizado antes da maquiagem. Dou preferência pelos fatores mais altos por causa dos ácidos que utilizo a noite, mas a partir de 30FPS sua pele já está bem protegida.
Pela Noite

Repito quase os mesmos passos. Uso o Hydro Boost para retirar os resíduos do protetor solar. Lavo o rosto com o Effaclar Concentrado. Passo o Tônico. Em seguida passo o Mineral 89. E depois o hidratante noturno Aclara da Avon. Depois que minha pele absorve tudo, passo o ácido do dia. Aplico o ácido pouco antes de dormir por serem fotossensíveis. E não falo a respeito deles aqui por serem ácidos prescritos por dermatologista.
Essa rotina me ajudou muito e hoje minha pele está bem melhor. Mesmo com certa variação apliquei a rotina básica de lavar, tonificar e hidratar a pele. Claro que os ácidos têm um papel importante, mas de forma direcionada às espinhas que ainda tenho. Então, antes de qualquer coisa conheça sua pele e os aspectos dela. Utilize produtos apropriados para ela e mantenha uma rotina de limpeza, tonificação e hidratação, e nunca esqueça o protetor. Mas claro se você tem um problema que precisa de um acompanhamento médico, o meu conselho é tentar procurar um profissional. Não tente utilizar por conta própria, especificamente ácidos, pois pode ser extremamente prejudicial.

Essa postagem já está do tamanho de um livro, mas espero que de alguma forma ajude vocês. E se vocês chegaram até aqui, meu muito obrigada hehe.

Abraços,

Sobre quem escreve

Amanda Valéria de Almeida, ou Apenas AVA é uma garota que gosta de ficar aos fins de semana em casa, rodeada por doces e um pouco de calmaria. Gosta de musicas lentas e que acalmam a alma, mas de vez em quando aprecia o ritmo acelerado das músicas agitadas. Tem a cachorra mais louca do mundo, e a família perfeita pra ela. Resumindo, uma garota comum, como qualquer outra...

8 Comments

  • Camila Faria
    24/08/2020 at 2:48 pm

    Maravilhosa essa sua rotina Ava. Eu nunca tive muito problema com acne (graças!), mas também percebo que a minha pele piora bastante em períodos de estresse. Procuro ficar sempre ligada nisso e intensificar os cuidados em momentos mais tensos da vida ~ como essa louca pandemia. Até quando, né gente??? Beijo, beijo :*

    Reply
  • Leslie Leite
    24/08/2020 at 5:55 pm

    Eu sempre tive espinhas esporádicas, tipo uma aqui e outra ali uma vez por semana, e mesmo depois de adulta eu continuo tendo, mas percebi que elas são resultado de má alimentação, pouca ingestão de água e TPM à vista, kk.
    Prefiro textura seca na pele por que eu tenho pânico a óleo de qualquer tipo, até pra cozinhar ou passar no cabelo eu evito, e a sensação de hidratação potente pra mim é incômoda, ou seja, tem que ser na medida certa pra que eu não fique pensando naquilo o dia todo. Já usei um sabonete facial da Actine, inclusive tem resenha dele no blog, eu gostei bastante e não sentia a derme repuxada. Também já usei o Mineral 89, e sim, ele é MARAVILHOSO, tem resenha dele no blog também, fiquei triste quando o meu acabou, haha. Eu aplicava até no pescoço.
    Amei seu post com experiência de skincare, e não achei o post grande, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Reply
  • Vanessa
    25/08/2020 at 9:36 am

    Amei saber que conseguiu descobrir o melhor tratamento para sua pele, isso é muito importante.
    Gostei também de saber que está cuidando melhor.
    Minha pele é oleosa, não uso nada somente protetor solar e quando me lembro (o que deveria ser sempre mas, não é) uso um sabonete líquido.
    ~Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    Reply
  • Renata Gomes
    25/08/2020 at 2:07 pm

    Também tô sofrendo muito com acne, tenho ovários policísticos e minha pele é um caos, a ultima crise que tive mexeu muito com minha autoestima, agora tô investindo em alimentação saudável e uma rotina de skincare muito seria. Melhorou muito, mas as manchinhas tão aqui pra não me deixar esquecer do sofrimento.

    Beijinhos
    Renata

    Reply
  • Bruna Ferreira
    26/08/2020 at 9:12 pm

    Que rotina bem completinha, adorei!! Eu tive muitos problemas com acne da adolescência, mas agora vem melhorando bastante, e minhas manchas clarearam tanto nessa quarentena que eu fiquei surpresa hahaha acho que pelo motivo de eu ter mais tempo pra cuidar!
    O que me incomoda muito são os cravos, eu tenho muitos e não sei o que fazer a não ser tirar eles e usar esfoliante, mas sempre voltam sabe ;/
    Eu tenho muita vontade de incluir uma vitamina C dessas na minha rotina de pele, vou procurar mais sobre essa que você usa <3
    Beijoss, https://www.sejaagridoce.com.br/

    Reply
  • Rodrigo
    31/08/2020 at 9:38 pm

    Olá Ava!
    Sempre bom passar por aqui ☺️
    Eu já tive bastante problemas com acne na adolescência e por um bom período depois. Que incômodo você ter passar por isso agora, mas é interessante o fato de ter associado com o estresse. Por acaso você é de guardar as coisas para você? A acne pode ser uma resposta do corpo querendo expulsar aquilo que não é colocado para fora.
    De qualquer forma espero que não seja longa a sua necessidade de cuidados extensos com a pele por causa disso.
    Que você tenha belos dias pela frente 😉
    Grande abraço!

    Reply
  • Kaila Garcia
    09/09/2020 at 1:10 pm

    Amei ver sua rotina de cuidados com a pele, ter um cuidado especial todos dias com a nossa pele é super importante. Comecei os meus quando tive espinhas, mas mantive e meu rosto é outra coisa hoje por conta disso.. <3

    https://www.kailagarcia.com

    Reply
  • Kaila Garcia
    09/09/2020 at 1:10 pm

    Amei ver sua rotina de cuidados com a pele, ter um cuidado especial todos dias com a nossa pele é super importante. Comecei os meus quando tive espinhas, mas mantive e meu rosto é outra coisa hoje por conta disso.. <3

    https://www.kailagarcia.com

    Reply

Leave a Reply