Apenas Ava
Lifestyle

Algumas ideias para a ceia de natal.

Estamos a exatos 17 dias para o natal (no momento em que escrevo esta frase) e uma das coisas que mais me deixam animada é justamente a ceia. Independente do que você acredite, esse é um ótimo momento para aproveitar e estar ao lado das pessoas que amamos, nos preparando para um novo ano que começa.

Na minha família, natal é uma celebração muito especial, e sinceramente apesar de o costume pedir uma ceia enorme, com muita comida, aqui em casa geralmente fazemos algo simples, mas o importante mesmo é compartilhar esse momento com as pessoas que amamos.

A ceia de natal de 2020, apesar desse ano louco, também será especial. Teremos pessoas especiais, e mesmo simples, será cheia de muito amor, que é o que importa, depois de um ano tão complicado. E na postagem de hoje, depois dessa introdução meio longa, gostaria de dar algumas ideias simples de pratos para a ceia de natal.

peru de natal

Peru:

Eis o prato que não pode faltar. Mas estranhamente, aqui em casa geralmente não compramos o bendito para o natal. Então, dependendo da quantidade de pessoas, um frango feito especialmente para o natal pode ser uma ótima pedida. Ou aquelas aves natalinas “pré temperadas”, mas que a gente sempre da um jeitinho de melhorar no tempero. Minha receita favorita é ao molho de manteiga e ervas, e fica uma delícia com qualquer recheio que você queria incluir. Minha receita favorita é essa aqui.

Acompanhamentos:

Geralmente fazemos o famoso arroz com passas (mas se você não gosta, só fazer sem, ou separar os “arrozs”.  Outra coisa que não falta aqui em casa no natal é o pernil. Sempre preparamos alguma carne de porco pra acompanhar o peru, até porque só aqui em casa já é uma pequena aglomeração, e a escolha é unânime. Existem inúmeras receitas de pernil de natal, mas a nossa favorita é ao vinho. E a que sempre fazemos é essa aqui.

pernil de natal

Outra coisa que não pode faltar é uma saladinha, geralmente fazemos uma salada de maionese, daquelas que tem de tudo um pouco, com as misturas maravilhosas de batata, cenoura, azeitona, maçã e uva. Antigamente ao montar a salada, ela ficava parecendo uma montanha com uma uva no topo (era engraçado gente, juro). Hoje ela fica só na travessa mesmo, sem forma definida, mas continua gostosa.

E as frutas?

Sim, elas existem, mas geralmente não é aquela mesa enorme de frutas. Aproveitamos a disponibilidade e compramos ameixas e uvas pra tirar um gostinho. Às vezes acontece de até aparecer goiaba no meio, mas no geral as duas primeiras são as grandes estrelas.

Sobremesa:

Geralmente fazemos alguma sobremesa gelada, algum creme de limão ou maracujá. Não somos do time do pavê, e por conta disso nunca rola aquela piada infame haha, mas era costume fazer um bolo de sorvete e um creme de alguma fruta(limão ou maracujá) para a sobremesa.
bolo de sorvete

Por fim, porém não menos importante, como bons piauienses, também fazemos um creme de galinha, e esse é o tira gosto para a ceia. Antigamente, mas bem antigamente, esperávamos até a meia noite. Era aquele tempo que a missa do galo realmente começava bem tardinha, mas hoje, como geralmente ela é 19:00, chegamos da missa, esquentamos as comidas todas e simplesmente temos nossa ceia e ficamos conversando bobagens até não aguentar mais e o primeiro capotar de sono.

creme de galinha

Encerrando essa postagem, desejo que a ceia de natal de vocês seja maravilhosa esse ano. Seja um banquete enorme, ou um jantarzinho simples, mas que seja cheio de muito amor. O importante é celebrar nossa vida, mesmo depois de tudo que passamos esse ano. Peço a Deus todos os dias que esse natal seja cheio de muito amor aqui em casa e na casa das pessoas que me são queridas, e claro, vocês não estão de fora.

Espero que os pratos típicos da minha família inspirem vocês. Sei que não tem nada de muito extravagante e diferente, mas juro pra vocês que é um dos meus jantares favoritos no ano.

Forte abraço.

Featured image por: Lydia Matzal

Postagens Relacionadas...

29 Comments

  • Reply
    Gabi Ramalho
    08/12/2020 at 11:38 am

    natal é uma das minhas celebrações preferidas da vida, mas esse ano vai ser bem estranho haha passo essas datas apenas com a minha família (meus pais e meu irmão), porém esse ano meu irmão vem pra casa só depois do ano novo 🙁

    por sermos apenas em quatro, também nunca temos peru aqui e eu tô muito feliz de ler que vocês assam frango, porque eu achei que eu era a única que comia isso HAHAHA

    aqui também sempre tem frutinhas e salada de maionese e minha mãe soca uva passa em tudo, jesus cristo hahaha eu coloco castanha-de-caju nas coisas porque AMO. de sobremesa, ou fazemos uma torta de limão, ou compramos sorvete mesmo.

    no fundo, nossas ceias até que são parecidas né? hahaha

    ps: esse creme de galinha tá com uma cara deliciosaaaaaaa. não sei se é assim que se come rs mas me deu muita vontade de colocar em cima de uma torradinha hmmmm :3

    um beijo,
    gabi ramalho ♥

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 9:39 am

      Sério Gabi? Que bom saber que não somos os únicos!!! e menina, creme de galinha é maravilhoso, se um dia fizer me fala haha
      bjus

  • Reply
    Váh
    08/12/2020 at 3:43 pm

    Que delícia de post ♥ deu fome hehehe!
    Na minha casa também fazemos algo bem simples, mas o peru e a sidra não podem faltar, inclusive compramos essas coisas ontem hahaha!
    Eu adoro sobremesas e sempre estou fazendo algo novo, então cada ano é uma sobremesa diferente e de frutas ameixa, uvas e pêssego são sagrados.
    E é bem como você disse, independente de ser um jantar enorme ou algo mais simples o que mais importa é passar ao lado de quem gostados e todos bem.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 10:20 am

      “frutas ameixa, uvas e pêssego são sagrados” na minha casa também hahahaha
      Que seu jantar de natal seja maravilhoso Vah.
      Bjus

  • Reply
    Ana Castilho
    08/12/2020 at 4:03 pm

    Aqui em casa é sempre o bacalhau *-*
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 10:26 am

      Nossa, deve ser uma delícia.
      bjus

  • Reply
    Rafaela Ribeiro
    08/12/2020 at 6:11 pm

    Frutas e sobremesas na ceia de natal: AMO ♥

  • Reply
    Kelen Vasconcelos
    08/12/2020 at 6:29 pm

    Oi Amiga,
    Eu nunca vou dispensar um bom salpicão kkkkk. Sempre foi meu prato favorito do Natal <3
    Amei suas dicas de receita ^^
    Bjos

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 3:18 pm

      Aqui em casa a gente come salpicão, mas no dia seguinte com os restos do peru kkk
      bjus

  • Reply
    Vanessa
    08/12/2020 at 9:07 pm

    Amanda seu post me deixou com água na boca, eu amo pavê e acredita que nunca fiz um bolo de sorvete em casa, já comi mas eu mesma nunca fiz acho que chegou a hora de tentar antes de qualquer data, talvez final de semana hahahahah

    Essa semana fiz salpicão e estrogonofe porque eu estava com muita vontade de comer rs

    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 3:19 pm

      E seu comentário meu deu fome Vanessa hahah
      bus

  • Reply
    Cristina
    09/12/2020 at 9:30 am

    Também costumo fazer peru assado no forno. É tradição.

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

  • Reply
    Carol Daixum
    09/12/2020 at 5:54 pm

    Esse ano, a ceia vai contar com pouca gente, mas vai ser tão especial quanto. ♥ Eu amei as ideias e não conhecia esse creme de galinha! Aqui em casa, não pode faltar a rabanada. É a minha paixão do Natal, juro. E gostei da ideia desse bolo de sorvete. ^^ Enfim, espero que a noite seja incrível, mesmo com tantas coisas doidas desse ano. 🙂

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 3:40 pm

      Também desejo o mesmo Carol. Haaa e se fizer uma das receitas me fala hahaha
      bjus

  • Reply
    Juliana Ferreira
    09/12/2020 at 7:28 pm

    Esse post é delicioso demais, fiquei aqui desejando tudo. Me deu fome assumo rsrs

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 5:14 pm

      Hahaha, pior né Juliana?
      Bjus

  • Reply
    Emerson
    10/12/2020 at 5:16 pm

    Me deu água na boca sua ceia de natal. Que tenhamos ótimos momentos em família.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 5:23 pm

      Desejo o mesmo Emerson.
      Abraços.

  • Reply
    Kinga
    11/12/2020 at 11:40 am

    Everything is so yummy ❤

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 5:30 pm

      Thank you.
      *-*

  • Reply
    Leslie Leite
    11/12/2020 at 2:57 pm

    Oi AVA,
    Então, eu e boa parte da minha família não comemoramos o Natal por questão de crenças, mas a semana que antecede o ano novo é muito importante pra nós por que geralmente é a época do ano em que a galera está de férias ou de folga, então rola reunir a família pra fazer uma boa refeição e matar a saudade. Por aqui a gente sempre opta por um churrasco, já faz tempo que abandonamos o Peru e as outras aves natalinas por que é caro e todo ano o tamanho delas é reduzido, haha. Minha mãe mesmo, faz um franguinho assado que é tudo de bom.
    Ao contrário do acompanhamento tradicional da ceia da sua família, aqui todo mundo dispensas as passas, haha. Mas a carne de porco também sempre é bem vinda. E de sobremesa, nós somos do time do pudim.
    Fiquei curiosa com o creme de galinha, creio que ainda não tenha experimentado.
    Enfim, amei o post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 5:40 pm

      Que bom que gostou Leslie!!!
      Se sua comemoração esse ano seja maravilhosa. e menina acho que vou fazer um creme de galinha e gravar a receita, porque é muito delicia, não é porque é típico do meu estado, mas é bom mesmo hahah
      bjus

  • Reply
    Claudia Hi
    12/12/2020 at 12:55 pm

    Mds por quê eu vou ver um post assim antes de almoçar?! haha

    Minha tia sempre faz esse bolo sorvete e é uma delícia!

    Eu não sou muito de comer carnes. Mas aproveito pra comer todos os acompanhamentos rs há pouco tempo descobri que arroz ou maionese com passas é muito bom. O que é estranho porque eu sempre detestei rs

    Se a gente não se falar, bom Natal pra você Ava! Ótima virada de ano e que 2021 seja só melhor do que este ano. Acho que é o suficiente né! haha

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 5:43 pm

      Eu continuo te fazendo sentir fome né Claudia hahaha
      Ai menina, eu amo esse bolo de sorvete, é muito bom.
      E sério Claudia? Eu amo mermã, não fico sem, mas a gente sempre separa um pouco, pra quem não gosta.
      E um feliz natal pra você também, e uma ótima virada de ano pra ti.
      bjus

  • Reply
    Tayane Ribeiro
    14/12/2020 at 12:55 pm

    Amei as dicas. Comida de fim de ano é a melhor, dá para comer no dia e um monte de dia depois rs
    beijos

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 5:44 pm

      Que bom que gostou Tayane *-*
      e sim, passamos a semana comendo hahaha
      bjus

  • Reply
    Anete Oliveira
    14/12/2020 at 9:10 pm

    As sobremesas são o que + me atraem, kkkkk. Um mousse sempre é bem vindo e mesmo o famoso pavê, kkkk. Ah, as rabanadas tbm.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    • Reply
      Ava
      16/12/2020 at 5:56 pm

      Sobremesa é a conclusão perfeita dos jantares de natal né?
      bjus

      • Reply
        Books House
        17/12/2020 at 11:58 pm

        Ei, Ava, tudo jóia? Eu prefiro pernil, eu sinceramente não curto muito peru, apesar de ser um clássico do natal. Mas para mim a melhor parte de qualquer festa, falando de comidinhas, é a parte dos doces kkkk. Amei o post, beijos!

        Books House

Leave a Reply