A Última noite do Mundo

A Última noite do Mundo foi o primeiro livro de C. S. Lewis que concluí a leitura. Como um propósito pessoal, resolvi ler livros mais voltados à espiritualidade nessa quaresma, e este definitivamente foi um ótimo início. Na postagem de hoje gostaria de escrever um pouco do que achei sobre o livro e de como foi a experiência da leitura.

Sobre o Livro

A última Noite do Mundo é um compilado de artigos escritos por Lewis e publicados em veículos diferentes. Composto por 7 artigos (A eficácia da oração; Sobre a obstinação na crença; Lírios que apodrecem; Maldanado Propõe um Brinde; Boas Obras e boas obras; Religiões e Foguetes; e A última noite do mundo) o livro mostra por meio deles a visão do autor sobre diversos aspectos voltados a oração, relação entre religião e ciência; reflexões bem atuais sobre o homem e a realidade da vida.

Não imaginava como seria a leitura desse livro. Que Lewis é um ótimo contador de histórias, isso é indiscutível, porém, não conseguia imaginar sobre os aspectos da escrita dele em um livro de não ficção.

REFLEXÕES

As reflexões escritas são de uma inteligência ímpar. Lewis era um ex-ateu convicto que por intermédio de Tolkien se tornou um cristão fervoroso. E de uma forma bem particular compartilha seu conhecimento e experiências pessoais em forma de prosa de uma maneira bem única.

Falando propriamente dos artigos, eles não se conectam diretamente, apesar de estarem relacionados. Gostei mais de uns do que de outros, pois mesmo sendo de uma escrita fácil, infelizmente não conhecia todas as referências citadas por Lewis, que foram muitas, e isso acabou comprometendo um pouco da minha absorção do conteúdo.

Há várias notas de rodapé que nos ajudam a identificar as obras ou personagens citados, mas como não conhecia alguns deles, percebi que perdi um pouco da imersão e até mesmo o sentido por trás das palavras escritas, por não conhecer os personagens e as histórias citadas.

A Última noite do Mundo

O meu artigo favorito de longe foi Maldanado Propõe um Brinde. Li que esse artigo foi publicado algum tempo depois de Lewis publicar Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, um de seus escritos mais famosos. O conto de um modo geral é irônico e ácido de uma forma tão inteligente que fiquei babando na escrita dele. Como eu queria conseguir escrever daquela forma! Foi o que mais pensei durante a leitura. E assustadoramente, mesmo sendo um artigo publicado há mais de 50 anos é tão atual que assusta. Recomendo a leitura dele com toda a certeza.

Concluindo essa postagem/resenha, recomendo a leitura de A última Noite do Mundo, especialmente se você é um admirador da escrita de Lewis. De minha parte, como uma primeira experiência, fiquei muito encantada e inspirada pela escrita de Lewis e com vontade de ler os outros livros dele que tenho em casa.

E não poderia deixar de mencionar a diagramação feita pela editora Thomas Nelson! Ficou simplesmente maravilhosa. É de encher os olhos!

Continuarei com as leituras dos livros de Lewis, e pretendo iniciar a leitura de As Crônicas de Nárnia e a leitura de Os Quatro amores ainda esse mês. Espero continuar com o meu ritmo de leitura, mas se não der para ler esses dois esse mês, tudo bem.

E vocês? Conhecem o autor ou algum livro escrito por ele?

 

Forte abraço,

Você pode gostar também..

19 Comentários

  1. como te falei no insta, eu AMO a escrita de Lewis <3

    quero demais completar minha coleção de livros dele, inclusive com esse da postagem… boas leituras, Amanda!

  2. Oi Ava, não conhecia o livro e fiquei super intrigada.
    Esses livros de reflexões e artigos pessoais costumam ser densos, mas muito recompensadores.
    Adorei a resenha, vou procurar saber mais sobre o autor.

    Um beijo :*

  3. Não conhecia esse livro, gostei dessa ideia de ler livros mais espiritualizados na quaresma. Ando tão devagar nas leituras, me arrastando.
    Achei interessante ele passar de ateu a cristão fervoroso. E por causa do Tolkien.

    Boa leitura.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

  4. Sempre quis ler algo do C. S. Lewis, conheço pouquíssima coisa dele, mas sempre me despertou um grande interesse e curiosidade.
    Outra coisa que sempre quis fazer, mas acabo esquecendo, é fazer algo com propósito na quaresma…
    Achei esse livro bem interessante e achei bem lindo também!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

  5. olá!
    gostei bastante de conhecer um pouco sobre esse livro pela tua resenha! eu tenho vontade de ler do Lewis “cristianismo puro e simples”, me parece ser um livro maravilhoso.
    já li “as crônicas de nárnia” e foi uma ótima leitura ♡

    abraços,
    Any.
    Poetiza-te

  6. Oi Ava! Foi um prazer conhecer seu blog, gostei dos assuntos que vc trata por aqui.
    Este livro pra mim é uma novidade, não conhecia ,por isso ótima dica de leitura.
    Deste autor li “As crônicas de Narnia” que adorei!
    Beijos nas bochechas!

  7. Oii Ava!
    Não conhecia o autor. Achei muito legal você ter se dedicado a essa leitura mais espiritualizada, gosto muito e acredito que todos podem ganhar muito com esse tipo de reflexão.
    Que bom que essa leitura foi uma boa experiência para você.
    Ótimo final de semana!

    Grande abraço!

  8. Olá Ava,
    Conheço a fama do autor mas nunca li nada dele. Acredito que seja mais por conta desse vínculo com a espiritualidade, que acaba sendo um tipo de leitura que não me atrai tanto. Mas fiquei bem feliz lendo sua resenha, ter uma boa primeira experiência é sempre gratificante.

    Beijo!
    http://www.amorpelaspaginas.com

  9. oie!
    nossa, cada dia mais eu me dou conta que tô absurdamente por fora do munto literário. quando vi o nome do autor eu pensei “hmm… já vi esse nome por aí” e só no final, quando tu mencionou “as crônicas de nárnia”, que eu me liguei kkkkry

    como é de se imaginar, não fazia ideia desse lado ex-ateu x cristão fervoroso. confesso que não gosto muito desses extremos e não me parece ser uma leitura que me agradaria, mas como tu disse que ele passa por esses tons mais sarcásticos, quem sabe né… 🤔

    um beijo,
    gabi ramalho ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *