Apenas Ava
Escrevendo

Sempre é tempo para novos conhecimentos…

Uma das coisas que me fizeram sentir saudades de blogar quando dei uma pausa foi justamente a busca por conteúdos e novos conhecimentos. Há quem pense que ter um espaço na internet é fácil, basta apenas sentar e escrever qualquer coisa, ou quem é adepto dos vídeos, apenas ligar uma câmera e clicar em gravar e pronto. Contudo, o processo criativo por trás de uma imagem, um texto, um vídeo é muito mais trabalhoso do que imaginamos.

Por isso, quando tomei a decisão de voltar a blogar e a escrever queria fazer isso justamente pelo fato dessas atividades me instigarem a sempre estar aprendendo e aperfeiçoando aquilo que está relacionado com o foco a qual gostaria de dar a esse espaço. E foi nessas pesquisas de cursos que me ajudem a melhorar determinados conhecimentos que a ideia dessa postagem surgiu, afinal, sempre é tempo para novos conhecimentos.

Temos a falsa ideia de que depois de certo tempo não podemos começar algo novo simplesmente porque nos achamos velhos demais para novas aventuras, ou simplesmente por pura e simples preguiça de aprender algo novo. Mas a verdade é que atrofiamos quando não nos atualizamos. Independente da sua área de atuação, do seu trabalho e da sua idade, é sempre bom se reciclar. Volta àquela base de conhecimento e ampliá-lo. Assim como nós mesmos mudamos, o mundo muda, os conhecimentos são alterados, descobertas são feitas, e se não acompanharmos o barco da mudança, podemos ficar para trás.

Parece uma coisa bem exclusiva de determinadas áreas de atuação, mas não é. Independentemente do que você faça, de quantos anos tenha, um conhecimento novo vem apenas para agregar. Nunca me esqueço de uma conversa que tive com meu avô (ele é mestre de obras) e em um determinado serviço que ele fez o contratante era engenheiro e queria uma aplicação específica de cimento. Meu avô não tinha muito conhecimento sobre aquilo, mas foi sincero ao dizer que não sabia como fazer. O engenheiro explicou a formula do processo e entregou os cálculos para o meu avô, e voilà, meu avô conseguiu a textura que o cliente queria e ainda aprendeu uma coisa nova. Lembro o quanto ele ficou entusiasmado com a nova técnica, e em consequência, ele acabou trocando figurinhas com o cliente engenheiro que explicou outras novas aplicações e utilizações do cimento.

A verdade é que nunca é tarde para aprendermos algo novo. Nessa minha volta ao mundo blogueiro fiquei ainda mais interessada no estudo de fotografia, edição e conhecimentos acerca de tudo que envolve essa realidade. Comecei a pesquisar câmeras fotográficas, suas funções e possibilidades, e esse novo conhecimento tem me deixado extremamente empolgada a estudar coisas novas. Eu particularmente sou o tipo de pessoa que gosto de aprender, e me sinto bem comigo mesma quando aprendo algo novo.

Há alguns meses tive uma certa crise ansiosa, acho que citei um pouco sobre isso aqui, e apesar de não ter sido algo agradável, essa crise me trouxe frutos. Ela me mostrou que nunca é tarde para criar novos hábitos, mudar e buscar novos conhecimentos. E assim tenho feito, até mesmo para o meu trabalho.

Então, nunca deixe de buscar novos conhecimentos. Essa busca apesar de infinita é sempre gratificante. Costumo pensar que o mundo é tão grande e repleto de segredos que em uma única existência não é suficiente para desvendar a todos os segredos, mas sigo tentando :p .

E vocês, que conhecimento novo gostariam de ter? Estão estudando algo novo? Me contem nos comentários.

Abraços,

Featured image por: Bonnie Kittle

You Might Also Like...

20 Comments

  • Reply
    Kaila Garcia
    19/08/2019 at 2:19 pm

    Amei seu post, nunca é tarde mesmo para aprender. Temos a péssima mania de acharmos que estamos velho para isso e para aquilo ou que não vamos dar conta de conciliar tudo!

    https://www.kailagarcia.com

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 9:34 am

      Verdade Kaila. E esse pensamento é tão incapacitante. Nunca é tarde de mais pra nada. bjus

  • Reply
    Adeeh Mello - BLOG ♥
    19/08/2019 at 10:05 pm

    Adorei esse pensamento, conhecimento é algo maravilhoso mesmo. Sabe aquilo de ler um livro e quando obter a informação você observar o mundo com outros olhos? Pois é exatamente isso que eu estou falando, ganhar conhecimento nunca é demais, primeiro que faz você crescer como pessoa física e intelectualmente também e segundo que não é uma procura inválida, sempre terá algo novo a ser mostrado aos olhos que o procurou. É algo extremamente incrível, eu to meio que ansioso demais nas coisas que estou aprendendo à respeito da faculdade, quero entender tudo (impossível) e ter tudo na ponta da língua bem rápido (mais impossível ainda). Requer tempo e dedicação, eu sei, mas vale a pena! ♥ Ah! E seu avô é um amor!

    https://adeehmello.blogspot.com/

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 10:03 am

      Sim Adeeh, requer tempo, mas essa empolgação também é ótima. 🙂 Obrigada, meu avô realmente é uma das pessoas que mais amo no universo inteiro.
      bjus

  • Reply
    Váh
    20/08/2019 at 11:33 am

    Que post bonito, adorei a história do seu avô ♥
    Uma vez uma professora minha disse que quanto mais aprendemos mais a gente percebe que não sabe de nada.
    Sempre term algo a aprender, no dia a dia mesmo sempre descobrimos algo novo e isso de poder compartilhar nosso conhecimento e aprender com os outros é algo muitoooo legal!
    Eu voltei a estudar faz um mês e estou empolgada para aprender coisas novas, mesmo que seja cansativo.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 10:41 am

      Oi Vah,
      Que legal saber que voltou a estudar. E com certeza, quanto mais aprendemos, mas temos consciência de que nosso conhecimento é limitado.
      bjus

  • Reply
    Wanessa de Almeida
    20/08/2019 at 2:27 pm

    eu gosto de aprender um pouco de tudo, sabe? Tudo é válido conhecer e aprender.
    O mundo dos blogs eu sempre aprendo algo novo todos os dias, é gratificante <3.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 10:49 am

      Também sou assim Wanessa, e esse mundo blogueiro sempre nos impulsiona a aprender coisas novas.
      abraços,

  • Reply
    Camila Faria
    20/08/2019 at 3:35 pm

    Oi Ava, concordo demais: nunca é tarde para aprender algo novo. Especialmente nesse universo dos blogs, que tem muita novidade a cada temporada. A história do seu avô é incrível: honestidade e curiosidade acima de tudo, né? Um beijo :*

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 10:54 am

      Oi Camila.
      Verdade, e nesse mundo blogueiro sempre somos levados a aprender coisas novas.
      Sim, meu avô é sempre muito sincero e curioso.
      Bjus

  • Reply
    Simone Benvindo
    20/08/2019 at 3:57 pm

    Eu acredito que é importante sempre estarmos estudando e buscando nos atualizar sobre as coisas. Adoro fazer cursinho e ler bastante também me ajuda.

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 10:56 am

      Ler realmente ajuda muito, e é um forma de se manter sempre atualizado.
      bjus

  • Reply
    Taís
    20/08/2019 at 7:07 pm

    Também super concordo que nunca é tarde pra aprender algo novo. Ainda quero aprender novas línguas, um outro instrumento musical, a fazer alguma arte, tantas coisas.. e com certeza o blog e todo o processo criativo que ele envolve me agrega muito na vida e nessa vontade de sempre querer aprender mais
    🙂

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 10:58 am

      Concordo Thaís, acho que por isso não conseguir ficar longe do blog, porque ele realmente é algo que me instiga sempre a aprender coisas novas.
      bjus

  • Reply
    Kelen de Oliveira Vasconcelos
    26/08/2019 at 2:48 pm

    Oi Amiga 🙂
    Fico feliz que esteja se aprofundando e aprendendo coisas novas dentro das coisas que gosta, eu também adoro aprender coisas que não sei.
    O importante é a gente sempre dar o melhor de nós mesmos ^^
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 10:59 am

      Obrigada amiga. E vamos continuar dando sempre o melhor de nós.
      bjus

  • Reply
    Rafaela Oliveira
    26/08/2019 at 5:28 pm

    É sempre bom aprender algo novo.
    Nossa eu tenho uma lista enorme de coisas que eu ainda pretendo aprender 🙂

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 11:00 am

      Somos duas Rafaela, minha lista é interminável, e provavelmente nunca termine.
      Abraços.

  • Reply
    Gabi Ramalho
    26/08/2019 at 8:59 pm

    Ava, que baita coincidência! Eu acabei de publicar um post sobre cursos e capacitações e em como não podemos ficar parados hahaha que loucura. Eu estou fazendo alguns cursos gratuitos no momento, mais voltados para marketing e essa coisa mais digital, mas queria mesmo era fazer um curso de idiomas. Enquanto não posso, me contento com o Duolingo kkk

    Ps: produção de conteúdo é realmente muito difícil. Quando eu voltei com o blog, achei que demoraria até ter um bloqueio criativo, mas acabou chegando mais rápido do que imaginava 🙁 e dá uma angústia, né, porque a gente quer escrever, quer atualizar, mas simplesmente não sabe sobre o que escrever.

    • Reply
      Ava
      27/08/2019 at 11:02 am

      Nossa Gabi, que legal!!! Espero que você consiga fazer seu curso de idiomas logo!!!
      Verdade, produzir conteúdo às vezes demanda tempo, mas acho que o principal é não se cobrar tanto e deixar as coisas fluírem naturalmente sabe? E por incrível que pareça, naturalmente as ideias vão surgindo.
      bjus

Leave a Reply