Apenas Ava
Escrevendo

E estamos na outra banda da laranja…

E seis meses do ano passaram com tanta rapidez que eu simplesmente estou um pouco assustada. Pra onde foram esses seis meses? Sério? Às vezes eu penso que eu pisquei e já estamos na outra metade do ano. E é justamente nessa linha do meio que vem aquela pergunta básica: o que eu já fiz até aqui? E as minhas metas de ano novo, como estão? Como diz o meu professor de Constitucional, até aqui o Senhor nos ajudou, mesmo eu não tendo cumprido nem metade da metade das coisas que eu tinha me proposto fazer. E é justamente sobre isso que eu quero falar. Mas primeiro, vamos por partes.

Uma coisa com a qual tenho convivido é com a ansiedade. E não, não fui diagnosticada como algumas pessoas já o foram em vários níveis, mas eu acredito que todos nós temos em até certo nível um pouco de ansiedade. Então, nesses primeiros seis meses, devido a uma série de situações, percebi e também me senti, gradativamente mais ansiosa. Mas não aquela ansiedade aceitável, mas uma ansiedade que começou a me causar algumas muitas noites mal dormidas, níveis de insatisfação mais elevados do que o normal e uma explosão de acne hormonal que há muito tempo não tinha vivenciado.

Não sei em que ponto eu estava antes das minhas férias, mas conscientemente eu já começava a cogitar buscar um profissional. Pois estava profundamente preocupada com determinadas situações e extremamente insatisfeita com o fato de não ter cumprido parte do que tinha me proposto cumprir. Uma combinação nem um pouco saudável para minha saúde mental. E me sentindo chegar quase em um limite até mesmo por mim desconhecido, saí de férias e conseguir nesses poucos dias colocar algumas coisas no lugar.

Esqueci o trabalho completamente, e até mesmo meus estudos. Pra alguém de fora essa decisão pode até parecer um tanto insensata, mas como me fez bem. Aproveitei meus dias na minha cidade natal com pessoas que amo e que tenho tão pouca oportunidade de estar junto, e posso dizer que esses dias tiveram uma propriedade tão curativa que voltei muito mais leve das minhas férias.

Alguns problemas persistem depois das férias, claro, eles não sumiram. Apenas foram deixados em stand-by nesse período, porém, voltaram com tudo assim que coloquei meus pés novamente no meu mundo “real”. Contudo, minha postura com relação a eles é completamente diferente. Assim como em relação aos projetos negligenciados e os estudos em atraso. Vivo um dia de cada vez, respiro e faço tudo aquilo que está dentro da minha capacidade. Tento não atropelar mais nada, da mesma forma que tento a cada novo amanhecer não trazer ao novo dia o peso do dia anterior, ou projetar para o amanhã o problema do hoje. Há uma passagem Bíblica que gosto bastante que reflete justamente isso: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,34).

Por isso, mesmo que os planos da virada de ano não tenham nem mesmo começado, ou quem sabe possam até ter mudado, não fique triste, nem decepcionado, e tente ao menos não ficar ansioso. Temos cerca de 184 dias pela frente pra criar novos planos, e realizar inúmeras coisas. Temos a mania de colocar como marco de virada o dia 31 de Dezembro, mas não! Qualquer dia pode ser o dia da virada, basta você querer. E eu sei que pode ser bem difícil projetar ou imaginar como cada coisa possa ser, e talvez a ansiedade seja algo com a qual você tenha que lidar e batalhar todos os dias. Eu sei que não é fácil. Não foi, e pra ser sincera, neste momento também não está sendo. Mas, vamos tentar focar a cada novo dia nas possibilidades? Assim, quem sabe, aquela sensação horrível possa diminuir gradativamente até o ponto de não ser algo que nos incapacite.

Vai dar tudo certo pessoal. Vamos acreditar que vai. Afinal, cada novo dia é um presente que nos é dado e que pode ser qualquer dia, ou quem sabe “O DIA”.

Featured image por: chris liu on Unsplash

Você pode gostar também...

14 Comentários

  • Reply
    Claudia Hi
    02/07/2019 at 9:26 am

    Oi Ava, às vezes é necessário a gente dar uma parada pra conseguir enxergar a nossa própria vida né? Acho que faz uma super diferença. E que bom que pra você funcionou!

    Espero que agora você consiga ter mais clareza das suas ações e seus objetivos. Nem sempre é fácil e muitas vezes a gente muda de ideia no meio do caminho. Mas acho que isso faz parte da vida de uma pessoa que está se movimentando e amadurecendo.

    Sucesso e boas energias pra você ♥

    • Reply
      Ava
      05/07/2019 at 8:49 am

      Verdade Claudia. E mudar de ideia faz parte da vida né?
      Abraços,

  • Reply
    Váh
    02/07/2019 at 3:21 pm

    Eu amei ler esse texto e foi tão bom reler essa passagem “não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”. ♥
    Eu sou uma pessoa bem ansiosa também e ultimamente parece que tenho vivido num limbo, e perceber que meio ano já se foi bate um desespero…
    Mas enfim, vamos acreditar sim que tudo dará certo, tudo vai se ajeitar.
    Boa sorte pra nós!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Reply
      Ava
      05/07/2019 at 8:50 am

      Que bom Vah, fico muito feliz ^^
      Abraços

  • Reply
    Vanessa Brunt
    04/07/2019 at 11:17 am

    Que texto honesto, gostoso e que deixa o coração quentinho. Sua positividade é linda e a forma como você enxerga os ganhos das perdas é inspirador. Precisamos mesmo sempre pausar e lembrar que isso também é estar fazendo. Amei!

    http://www.semquases.com

    • Reply
      Ava
      05/07/2019 at 8:51 am

      Verdade Vanessa. temos essa ânsia de sempre estar produzindo, e fazendo, e não percebemos que a própria pausa é um fazer.
      abraços.

  • Reply
    Heloisa Godioso
    04/07/2019 at 11:37 am

    nossa, esse post foi um afago na alma… ontem mesmo eu estava numa crise de ansiedade pensando em todos os planos que fiz no início do ano e estamos em julho e até agora nada… é muita loucura, muita ansiedade, a gente tem que lembrar de respirar senão não dá certo.
    Eu amei a passagem bíblica que você citou, acho que vou levar pra vida!

    beijos!

    • Reply
      Ava
      05/07/2019 at 8:53 am

      Fico feliz que de alguma forma te ajudou Heloisa. De verdade. Espero que essa segunda metade do ano seja incrível pra você.
      abraços,

  • Reply
    Priih
    04/07/2019 at 4:14 pm

    Oi Ava, tudo bem?
    Às vezes acho que colocamos expectativas irreais em nós mesmos, e por isso nos cobramos tanto – o que gera ansiedade e frustração.
    Aprender a lidar com nossos limites e com nosso tempo é algo bem importante, até porque somos seres humanos.
    E, justamente por isso, tenho feito (e me preocupado menos) com metas, e sim tentando dar o meu melhor em cada pequena coisa, dia a dia. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    • Reply
      Ava
      05/07/2019 at 8:54 am

      Também tenho tido essa atitude sabe Prihh. Viver cada dia dando o meu melhor, sem cobrar algo extraordinário da minha parte.
      Abraços,

  • Reply
    Tais
    05/07/2019 at 4:01 pm

    Ava, que bom que você soube ouvir os sinais do seu corpo e parar um pouco, cuidar de você. É necessário sabe? Se não a coisa toda toma conta da gente. E realmente, qualquer hora é hora pra começar um novo projeto, ter uma nova meta,não precisa ser necessariamente em janeiro e aí passar o ano todo se frustrando porque não conseguiu colocar nada em pratica.
    Melhorar e que tudo fique bem 🙂

    • Reply
      Ava
      08/07/2019 at 9:18 am

      Verdade Taís, acho que o que realmente foi crucial foi prestar atenção em mim e perceber que eu realmente não estava bem. Mas graças a Deus essas férias foram um ótimo remédio para meu ânimo e também pra encarar essa outra metade de ano.
      abraços.

  • Reply
    Alê
    09/07/2019 at 12:28 pm

    É tão importante se escutar e atender ao chamado do nosso corpo. A pausa é necessária. pq não somos máquina. Respire fundo que vai dar certo sim.
    Beijos!

  • Reply
    Kelen de Oliveira Vasconcelos
    10/07/2019 at 11:18 am

    Oi Amiga,
    Fiquei muito feliz em saber que se divertiu, descansou e está pronta para lutar e vencer a luta ^^
    A ansiedade realmente atrapalha muito, mas viver um dia de cada vez ajuda <3
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

Deixe um Comentário